As plantas medicinais vêm sendo cada vez mais utilizadas devido às suas propriedades paliativas e curativas, além de ser uma terapia alternativa que traz inúmeros benefícios aos usuários. O Brasil é um dos países do mundo com maior biodiversidade de plantas, além de estar associada a uma ampla diversidade étnica e cultural que tradicionalmente utilizam as plantas medicinais como principais formas de tratamento. Nos últimos anos, uma importante alerta mundial no âmbito da saúde, é o agravamento do problema relacionado à resistência microbiana. Nesse contexto, foi desenvolvido um projeto de pesquisa de Iniciação Científica, no qual visa contribuir para o conhecimento da atividade antimicrobiana das espécies vegetais cultivadas no Horto de Plantas Medicinais da FAMETRO, permitindo ser mais uma alternativa e opção de tratamento eficaz e econômico de doenças infecciosas, representando um excelente ponto de partida na busca de compostos farmacologicamente ativos. Como parte inicial, foi avaliada a atividade antimicrobiana da espécie vegetal Mikania glomerata sobre cepas microbianas provenientes da American Type Culture Collection (ATCC). A atividade antimicrobiana foi realizada através do método de difusão em ágar, modificado. Os resultados mostraram que não houve inibição de crescimento para nenhuma das cepas microbianas testadas, quando utilizadas a tintura hidroalcóolica, tanto de folhas jovens como adulta, e a infusão das folhas da espécie vegetal M. glomerata.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
Comissão Organizadora
Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva
Comissão Científica
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis