"Não é só a Aids" - O discurso Arranja-dor que a saúde não escuta.

  • Autor
  • Bruno de Oliveira Ramos
  • Co-autores
  • Vanessa de Souza Pascoal , Karla Corrêa Lima Miranda
  • Resumo
  • A Aids é uma doença ainda marcada pelo preconceito e o tabu, fato gerador de mais sofrimento para quem tem a doença. O discurso do sujeito naquilo que compreende a sua subjetividade é muitas vezes silenciado pelo discurso biomédico. Neste sentido, os conceitos psicanalíticos podem ajudar na compreensão do sofrimento envolvido no ex-sistir com Aids e na escuta desse discurso em seu poder arranja-dor. O objetivo do estudo é discutir teoricamente, a partir de dados empíricos, o discurso do sujeito com Aids à luz da Psicanálise, interpolando o discurso biomédico. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, com abordagem qualitativa, realizado em um hospital de doenças infecciosas com sujeitos que vivem com HIV/Aids de ambos os sexos que estavam internados no momento de coleta de dados. O estudo foi realizado no período de 2016 a 2017. A análise dos dados foi pela técnica de análise do discurso, onde o conceito de narcisismo foi enunciado. Nesse sentido o sujeito com Aids torna-se um sujeito não mais desejado sofrendo assim uma ruptura narcísica. É necessário que este recorra a substituições e à sublimação para dar conta desse sofrimento. No caso estudado, o sujeito recorre a uma entidade metafísica para re-endereçar sua demanda de amor. Trazer esta discussão não parece interessar a ciência biomédica, mas de grande relevância para compreender as formas de subjetivação dos sujeitos  que vivem com HIV/Aids

  • Palavras-chave
  • Psicologia, Psicanálise, Aids, Sofrimento, Narcisismo
  • Área Temática
  • Processo de Cuidar
Voltar Download

Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.

Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.

Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.

 

Boa leitura!

 

Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques

PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA

Comissão Organizadora

Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva

 

Comissão Científica

Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis