Câncer oral e os desafios do diagnóstico precoce: revisão de literatura

  • Autor
  • Waleska Araújo Lavôr
  • Co-autores
  • Nayra Isamara Nascimento da Silva , Dênis Bezerra Araújo
  • Resumo
  • O câncer oral é um dos principais problemas a nível mundial, pois o número de novos casos tem aumentado anualmente. Considerando essa realidade como um problema se saúde pública, se faz necessário fortalecer o diagnóstico precoce e encontrar estratégias para garantir um prognóstico favorável aos pacientes. Diagnosticar essas lesões de câncer oral e tratá-las precocemente torna-se um grande desafio ao cirurgião-dentista. O presente estudlo tem como objetivo revisar a literatura acerca dos desafios de diagnosticar precocemente o câncer oral. Realizou-se um levantamento bibliográfico utilizando os descritores neoplasias bucais, prevenção & controle e epidemiologia no príodo de 2000 a 2017.  O câncer oral é uma neoplasia maligna e pode afetar a cavidade bucal. O tipo histológico mais frequente é o carcinoma de células escamosas (CCE), que corresponde a faixa de 90 a 95% de todas as malignidades orais. A etiologia do câncer de boca é multifatorial. Portanto o propósito desse trabalho consistem em revisar a literaura sobre a impotância e os desafios do diagnóstico precoce, enfatizando a relevância do autoexame, consultas odontológicas com profissionais capacitados, aliados a outras estratégias, bem como políticas que contemplem a causa, será fundamental para efetivo controle da doença.

  • Palavras-chave
  • : Neoplasias bucais. Prevenção e controle. Epidemiologia.
  • Área Temática
  • Promoção da Saúde e Tecnologias Aplicadas
Voltar Download

Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.

Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.

Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.

 

Boa leitura!

 

Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques

PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA

Comissão Organizadora

Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva

 

Comissão Científica

Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis