DESENVOLVIMENTO DE PROTOCOLO DE ATENDIMENTO NUTRICIONAL PARA UM GRUPO DE EXTENSÃO DO CURSO DE NUTRIÇÃO EM UMA FACULDADE DE FORTALEZA

  • Autor
  • Lidianne de Sousa Ferreira
  • Co-autores
  • Érika Paula Farias da Silva , Diego Silva Melo , Camila Pinheiro Pereira
  • Resumo
  • O curso de nutrição consiste em um curso da área da saúde onde a prática clínica é importante para que o profissional obtenha competências e habilidades profissionais previstas em lei. A extensão acadêmica, além de cumprir importante papel junto à sociedade, possibilita ao profissional a visão contextualizada da nutrição, agregando a prática ao referencial teórico. O atendimento nutricional necessita de uma série de ferramentas para que seja eficaz e correto, atendendo a todos os questionamentos necessários para o diagnóstico do paciente bem como a melhor definição da terapia nutricional. Diversos parâmetros na área da nutrição podem ser utilizados para apoiar o diagnóstico nutricional devendo o profissional definir os que melhor se adequam à prática clínica do mesmo. Este trabalho tem por objetivo desenvolver um protocolo de atendimento nutricional para ser utilizado pelo grupo de extensão do curso de nutrição da Faculdade Metropolitana de Fortaleza – FAMETRO. Para tanto, foram utilizadas as experiências teóricas e práticas desenvolvidas pelos alunos nas próprias disciplinas do curso, bem como, utilizado como apoio, referência bibliográfico conceituado. Ao fim foi elaborado um protocolo prático de apenas uma folha com impressão em frente e verso que pontuas questões importantes para avaliação nutricional, divididas nos seguintes campos: Dados pessoais e sócios econômicos; História da doença e semiologia nutricional; Avaliação antropométrica; Necessidades nutricionais; Recordatório habitual; Observações; Responsabilidade. O protocolo foi utilizado em 50 pacientes e mostrou-se prático, eficaz e de fácil preenchimento. Após finalizado o semestre foram avaliadas possíveis melhorias no protocolo e variações para a atender públicos mais específicos. 

  • Palavras-chave
  • Avaliação nutricional. Protocolos de atendimento. Atendimento individualizado. Projeto de extensão. Prática clínica
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Processo de Cuidar
Voltar

Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.

Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.

Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.

 

Boa leitura!

 

Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques

PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA

Comissão Organizadora

Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva

 

Comissão Científica

Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis