Técnica de confecção de protetor bucal utilizado por esportistas.

  • Autor
  • Jadson de Souza
  • Co-autores
  • Sonia Luque Peralta , Paulo Andre Gonçalves de Carvalho , Laísa Guimarães Lima , Inara Moraes Oliveira , Liliane Emilia Alexandre de Oliveira
  • Resumo
  • Atletas que praticam esporte de alto impacto, como futebol, handebol, rugby e artes marciais, correm mais risco de sofrer fraturas e traumas em face, incluindo boca e dentes. Desse modo, para esse grupo de atletas, o uso de protetores bucais é de extrema importância para prevenir e minimizar injúrias. Os protetores bucais são dispositivos geralmente confeccionados de vinil ou borracha, que visam proteger dentes e tecidos de suporte de traumatismos durante a prática de esportes de alto impacto. O objetivo desse trabalho é demonstrar o passo a passo da confecção de um protetor bucal individualizado.

     

    A partir da moldagem com alginato, vazada com gesso especial foi feito um modelo de estudo que determinou a forma correta que o protetor deveria ter. O modelo foi delimitado com granalhas de vidro para que ocorresse a eliminação das retenções. Logo após, a primeira placa soft de 3mm foi termoplastificada para que ocorresse o acionamento automático do vácuo. Quando o material resfriou foi realizada a retirada das granalhas de vidro e o acabamento do protetor feito de imediato para que fosse feito a conformação da segunda placa a ser termoplastificada. Foi importante aquecer a placa que recebeu a segunda camada com uma lamparina para que a correta adesão das duas camadas acontecesse. Após o resfriamento faz-se novamente o corte e acabamento do protetor individual. Finalmente, testou-se o protetor na boca do paciente e a inspeção mostrou que estava bem adaptado. Verifica-se que o protetor individual não traz muitas dificuldades para a confecção e que tem boa adaptação a boca do esportista.

  • Palavras-chave
  • protetor bucal, esportes perigosos
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Processo de Cuidar
Voltar

Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.

Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.

Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.

 

Boa leitura!

 

Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques

PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA

Comissão Organizadora

Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva

 

Comissão Científica

Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis