Influência dos Bisfosfonatos na Reabilitação com Implantes Dentários

  • Autor
  • Priscilla Vasconcelos Batista
  • Co-autores
  • Geórgia Silva Góis , Estefaní Araújo Feitosa , Jorge Francisco Fiamengui Filho , Clarice Maia Soares de Alcântara Pinto , Carlos Clessius Ferreira Xavier
  • Resumo
  • Implantes dentários são suportes ou estruturas de titânio posicionados cirurgicamente nos maxilares, a fim de substituir as raízes dentárias. Bisfosfonatos são fármacos amplamente utilizados para tratar doenças caracterizadas por altos índices de reabsorções e remodelação óssea, como osteoporose, doença de Paget e metátases ósseas. Esses fármacos tratam-se de análogos químicos do pirofosfato com a capacidade de se ligar ao osso, inibir a função dos osteoclastos, inibir a reabsorção óssea e diminuir o turnover ósseo. Os bisfosfonatos são drogas há muito tempo utilizadas na Medicina, e nos últimos anos, esses medicamentos vêm despertando muito interesse dos profissionais da área de Odontologia; verifica-se, no entanto, que a maioria das publicações apresenta um conhecimento superficial da fundamentação básica para a compreensão de seu mecanismo de ação, de sua aplicabilidade clínica, de seus efeitos colaterais, de sua variação na forma de apresentação e de sua posologia. O objetivo desse trabalho foi investigar, através de uma revisão de literatura, a relação de bisfosfonatos e implantes dentários. Esse estudo foi baseado em pesquisas no período de 2008 a 2014, através das bases de dados PubMed e Scielo, utilizando como descritores: implante dentário, bisfosfonato e osteoporose. Foram selecionados artigos científicos completos, baseado na leitura dos títulos e resumos. Observou-se que com o aumento da expectativa de vida dos pacientes, é cada vez mais comum a prescrição de tais medicamentos, muitas vezes por tempo prolongado. Tal situação tem recebido maior atenção especialmente quando da necessidade de tratamentos odontológicos.A colocação de implantes, por ser um procedimento invasivo, pode ser também considerada possível fator capaz de desencadear osteonecrose em pacientes que fazem uso de bisfosfonatos, entretanto, estudos têm demonstrado taxas de sucesso semelhantes à taxa de pacientes que não utilizam tais fármacos.  Conclui-se que, de forma geral, o uso de implantes ósseos parece ser seguros para pacientes em uso de bisfosfonatos. Ressalta-se, contudo, a necessidade de avaliação do grau de risco do paciente para o desenvolvimento de osteonecrose, como o tipo de medicamento, a dose e a duração do tratamento. Bisfosfonatos constituem-se ainda como um grupo de fármacos a serem explorados em estudos futuros objetivando-se melhora na osseointegração e estabilidade em implantes.

  • Palavras-chave
  • Implante dentário, Bisfosfonato, Osteoporose
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Processo de Cuidar
Voltar

Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.

Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.

Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.

 

Boa leitura!

 

Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques

PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA

Comissão Organizadora

Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva

 

Comissão Científica

Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis