CIRURGIA ORTOGNÁTICA: UMA REVISÃO SOBRE O IMPACTO PSICOLÓGICO E SOCIAL.

  • Autor
  • Alane Elen Andrade de Almeida
  • Co-autores
  • Carla Borges Rodrigues de Sousa , Carlos Clessius Ferreira Xavier
  • Resumo
  • A cirurgia ortognática é um procedimento que visa corrigir a discrepância do sistema mastigatório, afim de estabelecer o equilíbrio entre a face e os tecidos moles. A deformidade facial possui potencial psicológico e social destrutivo, podendo causar impactos negativos e influenciar a autoconfiança dos indivíduos, os relacionamentos externos, resultando impactos psicossociais. Tal procedimento possibilita aos pacientes resultados funcionais e estéticos, tais como, melhora na estética facial, na respiração, na função mastigatória e fonética, proporcionando mudanças significativas também nos aspectos psicossociais destes pacientes consequentemente. Desse modo, o objetivo deste estudo foi analisar, através de uma revisão de literatura, o impacto psicossocial sofrido pelos pacientes submetidos a esta cirurgia, discutindo sobre a necessidade de acompanhamento multidisciplinar para os mesmos desde sua indicação até o pós-cirúrgico. Foi efetuada uma estratégia de busca nas bases de dados Scielo, Pubmed e Bireme nos últimos dez anos, abordando temas relacionados ao estado psicossocial de pacientes que foram operados. As razões que motivam os pacientes a buscarem o tratamento estão relacionadas à estética e/ou à função, devendo estes serem examinados e em seguida ser realizado o planejamento ortocirúrgico, informando-os sobre os riscos, benefícios e possíveis complicações associadas. Desse modo, conclui-se que os aspectos psicossociais estão diretamente relacionados a esse tipo de tratamento. Muitas vezes, o sucesso do tratamento dependerá da expectativa do paciente. A saúde psicológica deve ser levada em consideração no pré, trans e pós-operatório, pois é um momento de resposta única para cada paciente.

  • Palavras-chave
  • Cirurgia ortognática, pós-operatório, impacto psicossocial. intervenções psicológicas, variáveis psicossociais.
  • Área Temática
  • Processo de Cuidar
Voltar Download

Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.

Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.

Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.

 

Boa leitura!

 

Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques

PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA

Comissão Organizadora

Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva

 

Comissão Científica

Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis