Novas tecnologias utilizadas na Odontologia, como a digitalização de imagens, levaram a mudanças significativas na obtenção de próteses e infraestruturas protéticas. O uso da técnica CAD CAM veio para simplificar, automatizar e garantir níveis de qualidade com adaptações micrométricas das próteses dentárias. O processamento laboratorial das diferentes partes que compõem uma prótese dentária é um processo complexo que envolve materiais com diferentes propriedades e características. Durante muito tempo, as coroas metalocerâmicas significaram o máximo que a Odontologia oferecia nas reabilitações. Entretanto, devido a alguns problemas em controles clínicos levaram à busca por técnicas que permitissem o uso das porcelanas sem associação com metal, como as chamadas “próteses metal free”. Para suprir essa demanda, os materiais cerâmicos se modificaram. O objetivo do presente trabalho foi realizar uma revisão sistemática da literatura referente à tecnologia 3D no tratamento odontológico, apresentando suas vantagens sobre a técnica convencional. A estratégia de busca utilizou-se as bases de dados Pubmed e Scielo de artigos publicados nos últimos 5 anos com os seguintes descritores: “Computer-Aided Design”, “dentistry”, “ceramics” e “dental materials”. Os artigos foram selecionados de acordo com os critérios de inclusão e segundo análise metodológica. Conclui-se que, com base nos dados na literatura, podemos concluir que a evolução dos sistemas CAD/CAM usados atualmente na Odontologia é capaz de produzir restaurações protéticas de alta qualidade e com muitas opções de materiais restauradores e tipos de prótese. Apesar disso, a técnica por si só não é decisiva para o sucesso, pois envolve várias etapas e seu custo elevado.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
Comissão Organizadora
Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva
Comissão Científica
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis