Monitoria de Processos Patológicos para Enfermagem e a Inserção de Tecnologia para o Processo de Ensino e Aprendizado: Relato de Experiência

  • Autor
  • Tais Lessa dos Santos
  • Co-autores
  • Allan Cruz da Silva
  • Resumo
  • O presente estudo trata-se do processo de elaboração por parte dos monitores de uma tecnologia educativa para a disciplina de Processos Patológicos, chamado de guia prático de patologia que funciona como um manual para as aulas práticas e tem por objetivo guiar os alunos trazendo de maneira clara, didática e interativa o conteúdo que será abordado possibilitando aos discentes conhecimento prévio do que será abordado em laboratório dando a oportunidade de se aprofundarem no conteúdo terem um melhor aproveitamento da disciplina. Este guia também otimizará o tempo de aula, tornando-a mais produtiva e dinâmica, não sendo necessário revisar conceitos de microscopia ou conteúdos que foram vistos em sala. Durante sua construção foi dado oportunidade aos discentes para participar ativamente por meio de críticas e sugestões que foram aperfeiçoando este projeto e como resultado dessa interação entre monitores, orientador e alunos a nova tecnologia foi facilmente aceita e bastante elogiada em todas as turmas que a mesma foi implantada.

  • Palavras-chave
  • Aluno-monitor, tecnologia de ensino, aprendizado, patologia.
  • Área Temática
  • Desenvolvimento de Produtos e Projetos
Voltar Download

Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.

Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.

Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.

 

Boa leitura!

 

Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques

PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA

Comissão Organizadora

Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva

 

Comissão Científica

Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis