LUTAS E ARTE MARCIAL KUNG FÚ DE FORMA LÚDICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

  • Autor
  • Marcos Kayro Lopes Pontes
  • Co-autores
  • Júlia Rocha Ribeiro , Ailson Lima Maia , Luiz Torres Raposo Neto , Roberta Oliveira da Costa , Antonio Klingem Leite de Freitas
  • Resumo
  • Fortalecer a importância da prática das lutas e arte marcial Kung Fú de maneira lúdica, cultural e educativa, desenvolvendo nos alunos a capacidade de desenvolvimento nos planos psicomotor, afetivo e cognitivo. O trabalho foi realizado através de uma pesquisa na literatura, com a utilização das bases de dados eletrônicos National Library of Medicine (MEDLINE), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) E Scientific Electronic Libraly Online (Scielo). A utilização das técnicas de arte marcial desde sua origem antes mesmo do ingresso nas escolas vem educando e socializando povos e dinastias, e hoje não é muito diferente vemos que a arte marcial continua educando, socializando crianças, jovens e adultos em todo o mundo. Então cabe ao profissional de educação física deixar a zona de conforto e aprofundar seus conhecimentos na arte marcial neste caso em estudo o Kung Fú, para ver a melhoria em desenvolvimento que os alunos terão, além do que a mesma integra o PCN e são tão importantes quanto os esportes, a ginástica e a dança.

  • Palavras-chave
  • Arte Marcial. Kung Fú. Educação Física Escolar
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Promoção da Saúde e Tecnologias Aplicadas
Voltar

Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.

Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.

Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.

 

Boa leitura!

 

Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques

PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA

Comissão Organizadora

Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva

 

Comissão Científica

Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis