RECURSOS FISIOTERAPÊUTICOS MANUAIS APLICADOS À DOR LOMBAR NO IDOSO: ESTUDO DE CASO

  • Autor
  • Bárbara Pontes Grangeiro
  • Co-autores
  • Cristina Gomes Braga , Guilherme Douglas Braga de Sousa , Orientadora: Josenilda Malveira
  • Resumo
  • No idoso a lombalgia é causada pela degeneração de estruturas da coluna vertebral inerente ao processo de envelhecimento, que gera alterações nas partes ósseas (achatamento dos corpos vertebrais e perda de massa óssea). Algia significa dor, e dor não é somente algo incômodo, em casos mais graves ela pode gerar inúmeros problemas na vida de um indivíduo, incapacitando-o até mesmo de realizar as atividades comuns do dia a dia, sendo portanto algo consideravelmente prejudicial, podendo levar até a problemas psíquicos, por exemplo. A fisioterapia dispõe de diversos recursos terapêuticos que auxiliam na promoção do alívio sintomático da dor e na reabilitação destes pacientes tendo como proposta geral, controlar o quadro álgico e a promoção do bem-estar e do retorno às atividades funcionais do indivíduo. Entre os diversos tratamentos para a lombalgia, a terapia manual se diferencia por ser um recurso de uso exclusivo das mãos e de forma metódica, treinada e científica. Este trabalho tem como objetivo mostrar os efeitos da terapia manual na dor lombar. A amostra foi composta por paciente do sexo feminino diagnosticada com osteopenia na lombar, osteófitos e artrose de L5-S1 e foi submetida a avaliação da dor pela Escala Visual Analógica (EVA). Concluiu-se que terapia manual tem influência significativa na melhora da dor lombar.

  • Palavras-chave
  • Fisioterapia, Dor lombar, Terapia Manual
  • Área Temática
  • Processo de Cuidar
Voltar Download

Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.

Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.

Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.

 

Boa leitura!

 

Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques

PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA

Comissão Organizadora

Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva

 

Comissão Científica

Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis