CORONECTOMIA: UTILIZAÇÃO DA TÉCNICA NO TRATAMENTO DOS TERCEIROS MOLARES INFERIORES E ABORDAGEM DAS COMPLICAÇÕES ASSOCIADAS

  • Autor
  • Daniel Rodrigues Pinho
  • Co-autores
  • Clarice Maia Soares de Alcântara Pinto
  • Resumo
  • A coronectomia consiste de uma técnica cirúrgica em que é realizada a remoção intencional apenas da porção coronária de um elemento dentário, sepultando intencionalmente suas raízes. Esta técnica é descrita como uma alternativa à exodontia de terceiros molares inferiores e indicada com o objetivo de minimizar possíveis distúrbios neurossensoriais ao nervo alveolar inferior (NAI), quando há elevada probabilidade de danos ao NAI caso o dente seja removido por completo. O objetivo do presente estudo foi realizar uma revisão de literatura sobre a técnica de coronectomia e o seu emprego como opção terapêutica no tratamento de terceiros molares inferiores, com enfoque em suas indicações, contra-indicações, resultados e, sobretudo, as complicações mais comumente associadas. A estratégia de busca utilizou as bases de dados SciELO e PubMed, nas quais foram selecionados os artigos, em língua inglesa, publicados nos últimos dez anos. A partir da revisão realizada, pode-se concluir que, desde que observadas as indicações corretamente e os cuidados relativos ao procedimento, a coronectomia pode-se apresentar como uma técnica segura e eficaz para o tratamento de terceiros molares inferiores que apresentam relação de proximidade entre suas raízes e o nervo alveolar inferior. A técnica apresenta reduzida incidência de complicações e proporciona relevante diminuição do risco de lesões nervosas e distúrbios neurossensoriais pós-operatórios.

  • Palavras-chave
  • Coronectomy. Third molar. Inferior alveolar nerve.
  • Área Temática
  • Promoção da Saúde e Tecnologias Aplicadas
Voltar Download

Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.

Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.

Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.

 

Boa leitura!

 

Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques

PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA

Comissão Organizadora

Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva

 

Comissão Científica

Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis