A disciplina Farmacologia II, ofertada no curso de Farmácia, expressa caráter iminentemente clínico, pois visa capacitar os discentes a darem efetivas respostas com relação ao conhecimento sobre os medicamentos. Nesse sentindo, estratégias pedagógicas que exemplifiquem situações concretas e cotidianas são fundamentais para aprimorar o aprendizado na referida disciplina. O presente trabalho objetiva relatar a experiência de apresentação de casos clínicos preparados pelos próprios discentes e avaliados pelo professor da disciplina, como estratégia importante para sedimentação do conteúdo ministrado nas aulas expositivas. Foram apresentados e discutidos 10 casos clínicos preparados pelos alunos que cursaram a disciplina no semestre 2017.1. Os alunos foram divididos em equipes, com 1 caso por equipe. Os casos versavam sobre protocolos de tratamento farmacológico de diversas doenças multissistêmicas e infecciosas, que foram previamente sorteadas entre as equipes e foi avaliada como atividade prática supervisionada da disciplina. Todos os casos foram avaliados pelo professor titular da disciplina e discutidos entre as equipes, gerando m relatório sobre a satisfação na aprendizagem por esse método, onde 93,7% dos discentes expressaram que a discussão foi proveitosa em sua formação acadêmica. Conclui-se que esse tipo de estratégia de ensino estimula a aprendizagem e, os alunos beneficiados pelo projeto, demonstraram que o desempenho na disciplina melhora consideravelmente com esse tipo de atividade.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
Comissão Organizadora
Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva
Comissão Científica
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis