DIREITO À INFORMAÇÃO E AO CONHECIMENTO: Os limites do acesso à justiça na era do capitalismo cognitivo.

  • Autor
  • Lia Moura Lima Porto
  • Resumo
  • O capitalismo cognitivo é uma nova faceta do sistema econômico que marca o mundo. Fluindo pela dinâmica da biopolítica, o império do controle recorre a um modo de gerenciamento da sociedade, desenvolvendo políticas disciplinares. O ponto principal e as estruturas das estratégias de coerção e políticas imperativas intrincadas neste sistema  desacelera o desenvolvimento do acesso ao conhecimento e à informação, práticas sociais de relevância ímpar,  obstruindo identicamente a garantia  do acesso à justiça. A função da comunicação, da informação e do conhecimento são igualmente fundamentais na previsão do equilíbrio social, da liberdade individual e do engrandecimento da coletividade.   

     

    Dessa maneira, vale ainda observar não apenas a finalidade do cumprimento das atribuições que se apresentam no caminho da efetividade da justiça, mas  também considerar  ferramentas que são de interesse da coletividade e que, tentando almejar à defesa do sujeito, resulta em inobservância de elementos básicos para concretização do mesmo. A problemática da prestação jurisidicional infere diretamente no exercício de resolução de litígio, contudo a chave para uma nova base transformadora contempla mais do que a possibilidade de acesso a um órgão especializado em dirimir demandas exteriores, e sim um instrumento interno, característico e livre que  empodere o sujeito e, por conseguinte, o corpo social; não por proposta financeira, mas sim por asserção pública e de efetivação das atribuições justas e democráticas.

  • Palavras-chave
  • Palavas-chave. Capitalismo cognitivo. Comunicação.Acesso à justiça.
  • Área Temática
  • Constituição, Cidadania e Efetivação de Direitos
Voltar Download

Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.

Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.

Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.

 

Boa leitura!

 

Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques

PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA

Comissão Organizadora

Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva

 

Comissão Científica

Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis