Perfil e expectativas de clientes em potencial sobre os serviços do Centro de Informação sobre Medicamentos da Fametro

  • Autor
  • NÍVIA TAVARES PESSOA
  • Co-autores
  • Thaynara Holanda Albuquerque , José Elinardo Santos , Leon Levi Pinheiro Braga , Igor Alves Pinto de Assis , Rafael Gomes Viana
  • Resumo
  • Introdução:

    A disponibilidade de fontes de informação técnico-científica sobre medicamentos e sua utilização apropriada, são requisitos indispensáveis para garantir o uso racional de medicamentos (URM).

    Os Centros de Informação sobre Medicamentos (CIMs), definidos como "unidades operacionais que proporcionam informações técnico-científicas sobre medicamentos de modo objetivo e oportuno, constituem uma estratégia para atender as necessidades particulares de informação", contribuindo assim para a promoção do uso racional de medicamentos entre usuários e profissionais de saúde.

    O CIM/Fametro está implantado na Clínica Integrada de Saúde da Fametro desde maio de 2017, com o objetivo de: fomentar e apoiar o ensino e a disseminação dos conceitos sobre URM no curso de Farmácia e em outros cursos da área da Saúde da Fametro; apoiar as atividades de Farmácia Clinica realizadas no Consultório de Cuidados Farmacêuticos, prestar informação sobre medicamentos aos estudantes, profissionais de saúde e a comunidade atendida na Clínica Integrada e desenvolver pesquisas nas áreas de farmacoepidemiologia, farmacovigilância e avaliação de tecnologias em saúde.

    Objetivo:

    Caracterizar o perfil dos potenciais clientes do CIM, identificar as necessidades e detectar novas tendências e oportunidades de serviços.

    Metodologia

    Foi realizada uma “pesquisa de mercado”, descritiva e quantitativa. A pesquisa de mercado consiste na identificação, coleta, análise e disseminação de informações de forma sistemática e objetiva no conhecimento do mercado e na definição das estratégias para a melhoria do serviço. Para a coleta dos dados realizou-se uma enquete com alunos de diferentes cursos da área da saúde e de diversos semestres, identificados como potenciais clientes. Foram coletadas as seguintes variáveis: sexo, idade, curso de graduação, semestre que está cursando, expectativas, importância e utilidade do serviço. Os dados foram avaliados utilizando o Excel versão 2010. Foi calculada a frequência simples de todas as variáveis.

    Resultados e Discussão

    Foram entrevistados 77 alunos, sendo a distribuição em relação aos cursos da seguinte forma: Farmácia 28,6%, Fisioterapia 23,4%, Enfermagem 15,6%, Odontologia 14,3%, Nutrição 9,1%, Gastronomia 6,5% e Estética e Cosmética 2,6%. Os semestre dos cursos variaram do primeiro ao sétimo. Dos entrevistados 75,3% eram do sexo feminino, a maioria na faixa etária de 17 a 20 anos (49,4%). A maioria dos entrevistados não trabalhava na área da saúde (80,5%). Quando perguntados sobre a probabilidade de uso do serviço do CIM caso estivesse disponível, 77,9% dos entrevistados classificaram essa probabilidade de uso como muito provável. Já os que responderam essa probabilidade como pouco ou nada provável informaram que o motivo para não utilizar o serviço seria por não compreender o serviço ofertado. O fator comodidade foi classificado como muito importante para escolha do serviço para 89,6% dos entrevistados, enquanto que o tempo de resposta foi considerado muito importante para 94,8% dos entrevistados.

    Não foram observadas diferenças significativas entre os usuários de diferentes cursos sobre a probabilidade de uso a comodidade e o tempo de resposta. O conceito de comodidade para encontrar a informação pode estar relacionado à dificuldade percebida pelo usuário ao buscar o mesmo tipo de informação em outras fontes.

    O fator “tempo de resposta” foi considerado pelo usuário como prioritário. Este fato está relacionado a expectativa do usuário ao acessar o CIM de não apenas solucionar um problema relacionado ao uso de medicamentos, mais também solucioná-lo rapidamente. Para alguns autores o não atendimento de suas expectativas em relação ao tempo de resposta pode levá-lo à busca de outros serviços de acesso a informação considerada mais rápida, embora com qualidade duvidosa, como sítios eletrônicos, bulas de medicamentos, entre outros. Caso esses problemas aconteçam de forma continuada, o usuário pode perder a credibilidade no serviço, deixando-o de utilizá-lo e diminuindo suas referências positivas em relação a ele.

    Considerações Finais: O número crescente de medicamentos lançados no mercado, aliado aos avanços no conhecimento de fármacos já utilizados, torna cada vez maior o volume de informações disponíveis e a necessidade de avaliação qualificada para que seja prestado um atendimento correto e seguro com relação ao emprego de medicamentos. Com isso fica evidente a necessidade de serviços que forneçam informações de qualidade, imparciais, de modo eficiente e ágil, para que os profissionais da saúde se mantenham atualizados.

    O CIM apoia a prática clínica de profissionais da saúde na terapêutica medicamentosa, para isso, deve prover informações claras, precisas, imparciais, em tempo hábil e aplicáveis sobre medicamentos, de modo a promover seu uso racional.

     

    No contexto da oferta de serviços conhecer o mercado em que se pretende atuar e as expectativas e interesses dos seus clientes em potencial pode ser fundamental para direcionar as ações que serão desenvolvidas, representando a diferença entre ter sucesso ou fracassar.

  • Palavras-chave
  • Centro de Informação sobre Medicamentos; Uso Racional de Medicamentos; Pesquisa de Mercado
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Estudos de Utilização de Medicamentos
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Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.

Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.

Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.

 

Boa leitura!

 

Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques

PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA

Comissão Organizadora

Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva

 

Comissão Científica

Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis