Introdução: O Tétano é uma doença infecciosa aguda não contagiosa que afeta o sistema nervoso central, causada pela bactéria Clostridium tetani, que pode ser encontrada no solo, em objetos ao ar livre, plantas e fezes de animais. A transmissão ocorre pela entrada dos endósporos no corpo por meio de um ferimento na pele. Os sintomas do tétano são causados por uma neurotoxina extremamente potente, a tetanospasmina, que é liberada após a
Objetivo: O tabuleiro do saber tétano é um jogo com caráter educativo, que visa orientar de forma didática a população em geral e os profissionais da área de saúde sobre os perigos dessa doença, levando informações sobre prevenção, cuidados e como proceder em caso de suspeita do tétano.
Metodologia: O jogo tabuleiro do saber foi desenvolvido durante o semestre 2017.1, em prol da Atividade Prática Supervionada (APS) da disciplina de microbiologia clínica. O tabuleiro apresenta 15 casas, onde 10 casas contem as perguntas com alternativas, assertivas ou perguntas de verdadeiro ou falso, e 5 casas serão os intervalos com números, durante o jogo os participantes avançavam ou retornavam as casas conforme seus acertos e erros. O tabuleiro foi elaborado em material compensado de madeira com o tamanho 30X30 cm, fixado com imagens, números e intervalos. A montagem do jogo ocorreu no chão, e os participantes lançavam o dado e de acordo com o número avançavam as casas.
Resultados e discussão: Notou-se uma grande aceitação por parte dos acadêmicos da disciplina de Microbiologia clínica. Durante a apresentação dois alunos participaram do jogo, no entanto toda a sala coparticipou em conjunto e todas as duvidas a respeito da doença foram esclarecidas, gerando uma discussão bastante proveitosa, segundo os alunos a tecnologia educativa é uma forma dinâmica e lúdica de aprimorar seus conhecimentos sobre a doença.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
Comissão Organizadora
Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva
Comissão Científica
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis