INTRODUÇÃO: O aleitamento materno é uma estratégia natural de vínculo, nutrição e proteção para o binômio mãe-bebê. Por conta disso, o aleitamento exclusivo, até o sexto mês de vida, e a manutenção da amamentação até o segundo ano de vida ou mais, devem ser encorajados pelo enfermeiro no pré-natal. Estas estratégias oferecem benefícios para a saúde da mãe, como a redução do risco de desenvolver câncer de mama, e da criança, como a redução da mortalidade infantil, sobretudo, por causas como a diarreia e as infecções respiratórias. . Assim, a utilização de recursos educativos pelos enfermeiros, especialmente na atenção primária à saúde, podem contribuir com a promoção do aleitamento materno, melhora na adesão e no tempo de aleitamento exclusivo, melhorando a saúde da mãe e da criança. OBJETIVO: Relatar a experiência da utilização de um jogo para a promoção do aleitamento materno. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, desenvolvido durante o estágio da disciplina saúde coletiva 1 em uma Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS), localizada em Fortaleza-CE, em junho de 2017. Participaram quatro mulheres, sendo três puérperas. O jogo educativo foi utilizado em um único encontro grupal, que foi dividido em três momentos: apresentação do tema, desenvolvimento do jogo e conclusão. No primeiro momento, ocorreu a apresentação das acadêmicas e das participantes, a exposição do objetivo da atividade educativa e uma breve explanação do assunto a ser abordado. No segundo momento, realizou-se a atividade educativa utilizando como recurso o jogo para a promoção do aleitamento materno, o qual foi construído pelas próprias acadêmicas. Foram fixados 20 cartões em lona expositora, tendo de um lado informações teóricas e no verso imagens aliadas ao tema. Os cartões foram dispostos com o lado teórico voltado para as participantes, cada cartão possuía um par, associando conceito à definição. Com os cartões fixados as acadêmicas abordaram temas importantes para promoção do aleitamento materno, seguindo o roteiro do jogo. No terceiro momento, para que a participante pudesse participar e fixar o conteúdo, elas foram convidadas a confirmar a correta associação do par de cartões, um de conceito e outro de definição, as imagens no verso do par deveriam ser iguais. Após a primeira participante ter feito sua tentativa de acerto no jogo, as demais tiveram a chance de tentar o acerto, fazendo assim um rodízio entre todos os presentes. Por fim, solicitou-se que as participantes explanassem sobre a experiência com o jogo, permitindo que as mesmas pudessem esclarecer dúvidas sobre o aleitamento materno. RESULTADOS: A atividade educativa permitiu aos acadêmicos perceberem o interesse das participantes em elevar o conhecimento acerca dos seguintes assuntos: tipos de aleitamento, composição do leite, pega correta, ocasiões em que a amamentação deve ser interrompida, higienização das mamas e prevenção de doenças. Embora o aleitamento materno seja bastante discutido, a a aplicação do jogo educativo sugeriu a necessidade de suporte para orientação e apoio por parte dos profissionais de saúde. Ainda, percebeu-se o desejo das participantes de dialogar e tirar dúvidas, pois com a utilização do jogo, enquanto recurso para educação em saúde, o ambiente tornou-seinterativo, facilitando a participação e o enfretamento de barreiras, como a timidez, para exposição de experiências e realização de questionamentos, contribuindo assim para a promoção do conhecimento acerca do aleitamento materno. CONCLUSÃO: A utilização de jogos educativos nas atividades de educação em saúde configura-se como um meio que pode proporcionar um aprendizado efetivo e dinâmico, contribuindo para a construção do conhecimento das mães acerca do aleitamento materno. Em vista disso, o enfermeiro deve adotar em suas ações de promoção e apoio ao aleitamento materno recursos educativos, a exemplo do jogo, para criar espaços de aprendizagem que visem contribuir com a promoção do aleitamento, trazendo benefícios tanto para a mulher quanto para o bebê
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
Comissão Organizadora
Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva
Comissão Científica
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis