A antropometria em crianças tem sido de alta relevância para detectar alterações no crescimento, peso e estado nutricional. Ela é executada em pontos específicos do corpo para obtenção de medidas de forma não invasiva que irão ser necessárias para se concluir a avaliação nutricional. É uma técnica de baixo custo e de fácil execução, seus resultados podem ser definidos como abaixo da normalidade, dentro da normalidade e acima da normalidade de acordo com as classificações nutricionais. O objetivo do presente estudo foi determinar o perfil antropométrico de alunos de uma escola pública de ensino fundamental na Regional I da cidade de Fortaleza – Ceará, Brasil. Métodos. Trata-se de um estudo transversal, descritivo, quantitativo, no qual 46 alunos, 100% (n = 46) participaram de um processo avaliativo. Foram coletados dados como idade e sexo, e medidas antropométricas de peso e altura, sendo avaliado o estado nutricional pelo cálculo do índice de massa corporal pelo calculo de IMC, onde o peso (kg) é dividido pela altura (m) ao quadrado e classificado de acordo com o escore Z. Resultados e discussão: Observou-se uma prevalência de eutrofia, 67,39% (n = 31) e sobrepeso, 15,22% (n = 7), respectivamente. Pode-se concluir que a alta prevalência de crianças dentro do padrão de normalidade de acordo com os dados antropométricos obtidos, ressaltando a importância de um trabalho contínuo sobre Educação Alimentar e Nutricional (EAN) dentro do âmbito escolar como manutenção desses resultados.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
Comissão Organizadora
Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva
Comissão Científica
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis