AVALIAÇÃO DA TEMPERATURA DOS EQUIPAMENTOS E ALIMENTOS SERVIDOS EM UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO DE UM HOTEL NA CIDADE DE FORTALEZA

  • Autor
  • Átila Bruno Bezerra Pinheiro
  • Co-autores
  • Marilândia Vieira Galvão , Jackeline Lima de Medeiros , Ana Isabel Lima de Souza
  • Resumo
  • Temperaturas inadequadas são condições favoráveis para a multiplicação de microrganismos em alimentos. A chamada zona de perigo que fica entre 10 e 60°C é fundamental para a proliferação desses microrganismos patogênicos podendo causar DTAs (Doenças Transmitidas por Alimentos). O objetivo desse estudo foi avaliar a temperatura de alimentos expostos para consumo, comparando com a legislação vigente (RDC 216) e Manual ABERC, bem como, a temperatura dos equipamentos de um hotel de Fortaleza/CE. Foram avaliadas as temperaturas de seis dias das preparações frias e quentes; e as temperaturas mínima, máxima e média dos equipamentos. Dentre as preparações quentes, observou-se como maior inadequação o cuscuz, e das frias, a salada de frutas. No que se refere a equipamentos, encontram-se inadequados, as temperaturas do refrigerador de sobremesas, do refrigerador do dia e do pass through. Concluiu-se que se faz necessário um controle diário das temperaturas vendo a variação dessas temperaturas entre a mínima e a máxima verificadas no dia a dia do hotel.

  • Palavras-chave
  • Boas práticas. Controle de qualidade. Segurança alimentar.
  • Área Temática
  • Promoção da Saúde e Tecnologias Aplicadas
Voltar Download

Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.

Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.

Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.

 

Boa leitura!

 

Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques

PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA

Comissão Organizadora

Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva

 

Comissão Científica

Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis