Epônimos no Ensino da Anatomia Humana: Percepção de Discente de Educação Física

  • Autor
  • Antônio Orcini Oliveira da Costa
  • Co-autores
  • Roberta Oliveira da Costa , Ayane Edwiges Moura da Costa
  • Resumo
  • Epônimo é um vocábulo proveniente de um nome próprio, objetivando homenagear aos que descobriram ou quem primeiramente apresentou a estrutura anatômica. Entretanto diversos estudiosos opõem-se a sua utilização, por compreenderem que a sua prática apresenta um formato antididático, por exigir do aluno a memorização de aproximadamente dez mil epônimos existentes. Entretanto, há autores que defendem sua aplicação, pois sua prática conjetura a história médica ao longo dos anos e sua utilização é uma maneira justa de reconhecimento. Deste modo o a presente pesquisa tem como objetivo compreender a percepção de discentes de Educação Física de uma instituição de ensino superior do estado do Ceará, quanto a aplicação dos epônimos nas aulas de Anatomia Humana. Trata-se de um trabalho do tipo qualitativo-descritivo, para isto, foram entrevistados 40 alunos regularmente matriculados do referido curso, do 1º ao 7º período, utilizando como instrumento de coleta de dados, um questionário semiestruturado. Os resultados obtidos indicaram que 77,5% (n=31) dos docentes utilizam epônimos nas aulas de Anatomia. Para 82,5% (n=33) dos estudantes os epônimos são de seu conhecimento, citando entre os mais comuns: Tendão de Aquiles, Pomo de Adão, Trompa de Falópio e Feixe de His. Os dados ainda mostram que 57,5% (n=23) dos discentes já enfrentaram alguma dificuldade na localização de uma estrutura anatômica resultante do uso de epônimo. No entanto, 72,5% (n=29) dos entrevistados ainda apoiam o seu uso, justificado por facilitar a aprendizagem de estruturas com nomenclatura mais complexa. Concluindo, o uso de epônimos ainda encontra se vigente no ensino da formação superior, concomitantemente com a terminologia anatômica oficial.

  • Palavras-chave
  • Educação Física. Anatômica. Epônimos.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Processo de Cuidar
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Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.

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