Epônimo é um vocábulo proveniente de um nome próprio, objetivando homenagear aos que descobriram ou quem primeiramente apresentou a estrutura anatômica. Entretanto diversos estudiosos opõem-se a sua utilização, por compreenderem que a sua prática apresenta um formato antididático, por exigir do aluno a memorização de aproximadamente dez mil epônimos existentes. Entretanto, há autores que defendem sua aplicação, pois sua prática conjetura a história médica ao longo dos anos e sua utilização é uma maneira justa de reconhecimento. Deste modo o a presente pesquisa tem como objetivo compreender a percepção de discentes de Educação Física de uma instituição de ensino superior do estado do Ceará, quanto a aplicação dos epônimos nas aulas de Anatomia Humana. Trata-se de um trabalho do tipo qualitativo-descritivo, para isto, foram entrevistados 40 alunos regularmente matriculados do referido curso, do 1º ao 7º período, utilizando como instrumento de coleta de dados, um questionário semiestruturado. Os resultados obtidos indicaram que 77,5% (n=31) dos docentes utilizam epônimos nas aulas de Anatomia. Para 82,5% (n=33) dos estudantes os epônimos são de seu conhecimento, citando entre os mais comuns: Tendão de Aquiles, Pomo de Adão, Trompa de Falópio e Feixe de His. Os dados ainda mostram que 57,5% (n=23) dos discentes já enfrentaram alguma dificuldade na localização de uma estrutura anatômica resultante do uso de epônimo. No entanto, 72,5% (n=29) dos entrevistados ainda apoiam o seu uso, justificado por facilitar a aprendizagem de estruturas com nomenclatura mais complexa. Concluindo, o uso de epônimos ainda encontra se vigente no ensino da formação superior, concomitantemente com a terminologia anatômica oficial.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
Comissão Organizadora
Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva
Comissão Científica
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis