AVALIAÇÃO ANTROPOMÉTRICA EM CRIANÇAS DE UMA ESCOLA NA CIDADE DE FORTALEZA – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Autor
  • GEORGIA MARIA SERAFIM DE SOUZA
  • Co-autores
  • ÉRIKA PAULA FARIAS DA SILVA , ISABELA LIMA VERDE GOMES
  • Resumo
  •  

     

     A antropometria é uma das ferramentas utilizadas para a completa avaliação do estado nutricional de um indivíduo, havendo para as crianças uma forma diferente de avaliação, adequada ao estágio de maturação e crescimento. Com o aumento da obesidade infantil no mundo faz-se necessário o acompanhamento de parâmetros simples com peso e estatura, para que ações preventivas sejam implementadas nas escolas, de forma menos generalizada, focando no real problema de cada instituição. O objetivo do estudo foi relatar uma avaliação do estado nutricional de crianças em uma escola municipal de Fortaleza/CE. Foram avaliadas 46 crianças com a idade entre quatro e seis anos. Sendo 24 crianças do sexo masculino e 22 crianças do sexo feminino. O estado nutricional das crianças foi avaliado por meio dos parâmetros estabelecidos pela WHO, sendo IMC para idade; Peso para idade; Peso para estatura; Estatura para idade de acordo com o escore Z. Todas as crianças apresentaram a estatura adequada para idade. Sendo que 43% dos escolares apresentaram IMC acima do ideal com uma maior prevalência no sexo feminino. É evidente a necessidade de ações educativas que trabalhem coma a promoção da alimentação saudável e da pratica de atividades físicas com este público, reduzindo as chances dos mesmos desenvolverem outras doenças associadas à obesidade, como a diabetes tipo II, hipertensão e dislipidemias. O presente estudo tem como objetivo avaliar o estado nutricional de alunos de quatro a seis anos de uma escola municipal na cidade de Fortaleza, comparando as classificações nutricionais entre os sexos.

  • Palavras-chave
  • Vigilancia nutricional. Nutrição Infantil. Avaliação nutricional.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Promoção da Saúde e Tecnologias Aplicadas
Voltar

Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.

Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.

Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.

 

Boa leitura!

 

Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques

PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA

Comissão Organizadora

Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva

 

Comissão Científica

Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis