PERSPECTIVAS DA LASERTERAPIA NA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DA MUCOSITE ORAL

  • Autor
  • ESTEFANÍ ARAÚJO FEITOSA
  • Co-autores
  • MONALLE RAMOS BENEVIDES CRUZ , CAMILLA BEZERRA FRANCO , IGOR QUIXADÁ BEZERRA , PAULO ANDRÉ GONÇALVES DE CARVALHO
  • Resumo
  • A mucosite oral é uma complicação aguda decorrente do tratamento antineoplásico que acomete pacientes submetidos à quimioterapia em altas doses e à radioterapia em região de cabeça e pescoço Essa reação inflamatória caracteriza-se por eritema e ulcerações dolorosas na mucosa bucal que interferem no estado nutricional e na qualidade de vida dos pacientes, podendo até mesmo limitar ou interromper a terapia oncológica. Diante do exposto, o trabalho tem como objetivo revisar a literatura acerca da aplicabilidade da laserterapia como método para prevenção e tratamento da mucosite oral. A estratégia de busca utilizou o portal eletrônico  PubMed e as bases de dados SCOPUS e Web of Science, nos últimos dez anos, empregando como descritores DeCS/MeSH “Oral Mucositis” and “radiotherapy” and “laser therapy”. Os artigos foram selecionados de acordo com critérios de elegibilidade pré estabelecidos. De acordo com a literatura analisada, embora ainda não exista consenso sobre o tratamento mais indicado para essa afecção, o laser de baixa potência tem se mostrado um método eficiente e promissor , promovendo cicatrização da mucosa oral, reduz inflamação, dor e o grau de severidade da mucosite oral. A  ausência de um protocolo ideal de tratamento para a mucosite reforça a necessidade de mais estudos nessa modalidade.

  • Palavras-chave
  • Oral Mucositis, radiotherapy, laser therapy
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Processo de Cuidar
Voltar

Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.

Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.

Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.

 

Boa leitura!

 

Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques

PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA

Comissão Organizadora

Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva

 

Comissão Científica

Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis