Estado nutricional de escolares em uma instituição municipal de Fortaleza - CE

  • Autor
  • GILDYCÉLIA INÁCIO DE SOUZA
  • Co-autores
  • MÁRCIA MARIA VIEIRA RAMOS , MARIA ELIARA GOMES LIMA , DANILO SILVA ALVES , BRENDA DA SILVA BERNARDINO , ITALO GOMES DE SOUZA
  • Resumo
  • INTRODUÇÃO: A incidência crescente do sobrepeso e da obesidade em crianças na fase escolar tem demonstrado um dado epidemiológico relevante, sendo os hábitos inadequados de alimentação e o sedentarismo os principais fatores para esse excesso de peso. Considerando que o estado nutricional está intrinsicamente ligado ao desenvolvimento saudável das crianças, o diagnóstico nutricional no ambiente escolar constitui uma ferramenta importante no combate à obesidade infantil e na prevenção das doenças crônicas não transmissíveis. OBJETIVO: Avaliar o perfil antropométrico e o estado nutricional de crianças matriculadas em uma escola da rede pública de ensino no município de Fortaleza - CE. METODOLOGIA: Foi realizado um estudo transversal, a partir da avaliação antropométrica em um grupo de 39 crianças (100%) do 2º ano do ensino fundamental, com faixa etária de 7 a 9 anos, composto por 17 meninas (43,59%) e 22 meninos (56,41%). Os dados antropométricos como peso, altura e idade foram coletados no pátio da própria escola, onde ocorreu de forma individualizada para cada aluno, seguindo protocolo antropométrico de aferição das medidas. Para verificação de peso, utilizou-se balança portátil, digital, eletrônica, com capacidade de 150 kg e sensibilidade de 100g, e para a estatura, uma fita inelástica de 1,50 m de extensão, com divisão em centímetros, fixada na parede do local. A avaliação antropométrica foi analisada de acordo com os parâmetros de corte de escore-z estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2007, para os indicadores nutricionais de índice de massa corporal para idade (IMC/I), peso para idade (P/I) e estatura para idade (E/I). RESULTADOS: Observou-se para o índice IMC/I que 64,10% (n=25) apresentaram eutrofia, 23,08% (n=9) estavam com obesidade e 15,38% (n=6) com sobrepeso corporal. Na avaliação do P/I 71,79% (n=28) apresentaram peso adequado, 25, 64% (n=10) peso elevado e 2,56% (n=1) baixo peso para idade. Em relação ao índice E/I, todas as crianças (100%) apresentaram estatura adequada para idade. CONCLUSÃO: O perfil antropométrico das crianças avaliadas ressaltou, portanto, a presença do risco nutricional no cenário infantil e a importância do acompanhamento do estado nutricional no âmbito escolar, com o propósito de promover a prevenção de doenças e promoção de saúde, através do controle de peso e reeducação alimentar durante a infância.

  • Palavras-chave
  • Obesidade, Alimentação, Infantil.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Promoção da Saúde e Tecnologias Aplicadas
Voltar

Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.

Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.

Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.

 

Boa leitura!

 

Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques

PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA

Comissão Organizadora

Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva

 

Comissão Científica

Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis