TRAÇOS, TENDÊNCIAS E IMPASSES DA SEGURIDADE SOCIAL NO BRASIL

  • Autor
  • Evania Severiano
  • Co-autores
  • Aucilene silva dos santos
  • Resumo
  • O artigo apresenta resultados do projeto de iniciação científica envolvendo professores e graduandos de Serviço Social. Possui como objetivos analisar a Seguridade Social brasileira, buscando evidenciar os impactos e tendências das contrarreformas na seguridade no governo Temer. O projeto de iniciação científica teve seu percurso em 2016 e em 2017 avançou com estudos e pesquisas sobre a temática. Foi dado continuidade ao levantamento bibliográfico e realizamos acompanhamento as audiências públicas, seminários, atentos aos nossos objetivos. Realizamos visitas institucionais para mapear os impactos das contrarreformas do ponto de vista dos direitos. Como principais resultados apontamos o avanço da tendência de mercantilização de direitos sociais na saúde e na previdência e o aprofundamento de focalização, seletividade devido fortes impactos de redução do orçamento na política de assistência social. O movimento de retração e interferência restritiva de direitos atinge as conquistas democráticas e os direitos sociais da Constituição\1988; aprofundam-se as justificativas das políticas de austeridade que balizam as justificativas governamentais das contrarreformas à ordem do capital financeirizado, e o recente fenômeno brasileiro do golpe parlamentar-jurídico e midiático afeta severamente a democracia brasileira. 

  • Palavras-chave
  • Seguridade Social, Direito social e Contrarreformas
  • Área Temática
  • Políticas Públicas e Direitos Sociais
Voltar Download

Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.

Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.

Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.

 

Boa leitura!

 

Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques

PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA

Comissão Organizadora

Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva

 

Comissão Científica

Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis