GRUPO DE IDOSAS CONSTRUINDO A MELHOR IDADE - FAMETRO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Autor
  • Ana Jéssica Linhares Teixeira
  • Co-autores
  • Jaqueline Diógenes da Silva , Alana Regia Matias Couto , Atila Moura Teixeira , Francisco Lailson Santiago Bandeira , Miriam Ferreira Coelho
  • Resumo
  • Introdução: Conforme o relatório mundial de saúde e envelhecimento, o número de pessoas com mais de 60 anos no país deverá crescer muito mais rápido do que a média internacional. Enquanto a quantidade de idosos vai duplicar no mundo até o ano de 2050, ela quase triplicará no Brasil. As projeções preveem que a população idosa no mundo, envelhece de forma acelerada, e com isso surge à necessidade de implementações, intervenções e inovações que assistam com mais qualidade a população idosa e que proporcione um envelhecimento ativo e com maior autonomia sobre a vida e saúde desses indivíduos. Objetivo: Relatar a experiência de uma acadêmica de Enfermagem como extensionista com o grupo de idosas “Construindo a Melhor Idade”, realizado na Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (FAMETRO) de ações de educação em saúde, que busca promover um processo de envelhecimento ativo. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência sobre as atividades realizadas no grupo de idosas “Construindo a Melhor Idade” durante dezembro de 2016 a Setembro de 2017. O grupo teve início em maio de 2015 e atualmente conta com a participação de aproximadamente 20 idosas. Os encontros acontecem semanalmente às terças feiras de 16h as 17h. Durante as atividades propostas utilizam-se os mais diversos recursos disponíveis, desde audiovisuais, impressos, materiais de artesanato, jogos, músicas e vídeos. Resultados e Discussão: O extensionista desenvolve diversas atribuições no grupo que vão desde a gestão das atividades, assistência e ensino, sento estimulado para o desenvolvimento profissional, o que se percebe facilitar quando estão diante de atividades desafiadoras nas atividades da graduação. Durante os encontros semanais são desenvolvidas ações de cunho social, tais como autocuidado e higiene, relacionamento, boa convivência, que visam valorizar a autonomia das participantes; dinâmicas e trabalhos manuais, como jogos e artesanato estimulando o desenvolvimento da criatividade e do senso crítico; proporcionando-lhes conhecimentos de hábitos de vida saudáveis e incentivando-as ao autocuidado, as tornando protagonistas do seu processo de saúde. Considerações Finais: É de fundamental a importância atividades de extensão durante a graduação para ampliar os olhares e vivências dos graduandos. Torna-se perceptível a vinculação e as trocas estabelecidas diante das dificuldades, histórias, experiências, ensinamentos e informações que são compartilhadas durante os encontros são de grande valia, pois se inicia um debate e a partir daí se propõe instigar o pensamento crítico das idosas, envolvendo-as como seres ativos da comunidade e tornando-lhes disseminadoras de informações.

  • Palavras-chave
  • Idoso, Saúde do Idoso, Educação em Saúde, Envelhecimento
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Promoção da Saúde e Tecnologias Aplicadas
Voltar

Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.

Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.

Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.

 

Boa leitura!

 

Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques

PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA

Comissão Organizadora

Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva

 

Comissão Científica

Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis