Hoje em dia a Internet é uma grande formadora de opinião e, depois da televisão, virou uma fonte de informação mais procurada pelo público, principalmente jovem. Em meio a era tecnologias da informação, a área da ciências da saúde, especificamente a Odontologia teve um importante e surpreendente avanço neste campo. Este estudo teve como objetivo avaliar a opinião de estudantes do Curso de Odontologia da Faculdade Metropolitana de Fortaleza sobre a inclusão de redes sociais - Facebook, Whastapp, You-tube e Instagram – como plataformas facilitadoras da aprendizagem em Dentistica. A amostra foi constituída pelos estudantes que passaram pela disciplina de Dentística o semestre passado (n=40), os quais responderam um formulário, no qual foram avaliadas adesão, aplicabilidade e utilidade das redes sociais como plataformas educativas. A análise dos dados indicou que a adesão ao uso das redes sociais foi: A maioria dos entrevistados manifesta que a utilização das redes sociais são fundamentais (80%), eles manifestam que seguem personagens ligados a dentista seja pelo Facebook ou Instagran, a grande maioria manifestou que não acompanham canais do You-Tube. Os entrevistados acham de forma mais clara e com imagens os conteúdos encontrados no facebook ou instagram. Podemos concluir que as redes sociais influenciam no processo de aprendizagem da disciplina de Dentística, principalmente o Facebook e o Instagram, no entanto existe falta de divulgação de sites ou perfies com comprovada seriedade e alto nível de conhecimento da área da dentistica
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
Comissão Organizadora
Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva
Comissão Científica
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis