Traumatismo dentário é um grave problema de saúde pública, principalmente entre as crianças. O maior risco de acidentes nessa faixa etária é atribuído a coordenação motora e ao reflexo de proteção pouco desenvolvidos. O cuidado imediato do traumatismo dentário requer não apenas um excelente tratamento emergencial, como também um controle apropriado do caso. O objetivo do estudo foi realizar uma revisão de literatura, acerca dos protocolos clínicos de atendimento ao traumatismo dentário na primeira infância. Foram consultados os bancos de dados PUBMED e EBSCO, sendo selecionados artigos publicados no período de 2007 a 2017. Os descritores utilizados foram: traumatismo dentário, dentição decídua e odontopediatria. O protocolo clínico visa propor recomendações sobre o diagnóstico e tratamento para cada tipo de traumatismo dentário. Para estabelecer esse diagnóstico e tratamento específicos realizam-se exames-padrão que incluem: anamnese, exame clínico e radiográfico, testes de mobilidade, sensibilidade e percussão e registro fotográfico. Os principais procedimentos clínicos realizados durante o tratamento imediato são: orientação aos pais e pacientes, reposicionamento e contenção dentária e medicação. Conclui-se que as crianças são um grupo altamente propenso a sofrer trauma dentário e que há a necessidade de padronização do atendimento ao paciente pediátrico nessa situação de trauma.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
Comissão Organizadora
Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva
Comissão Científica
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis