Introdução: As empresas usam a remuneração para atrair e manter profissionais qualificados, diante disso observa-se que empresas maiores conferem aos seus diretores maiores níveis de remuneração para manter os seus funcionários, por conta da sua complexidade (NICOLE; STEFANO; RAIFUR, 2015). Nessa idéia, surge o questionamento: As empresas maiores proporcionam maiores níveis de remuneração aos seus diretores dos que as firmas menores? Objetivos: Investigar se firmas maiores fidelizam seus diretores pagando maiores remunerações. Objetivos específicos: i- associar a remuneração paga aos diretores e o tamanho das firmas; ii- observar se a quantidade de diretores impacta o valor total da remuneração paga por uma empresa . Métodos: A pesquisa possui característica explicativa, usou procedimentos bibliográficos e documentais e pode-se descrevê-la como quantitativa. A amostra está constituída por 279 firmas listadas na B3 durante o período de 2016 a 2018. Utilizou-se winsorização para correção dos outliers. A remuneração dos diretores foi mensurada pela Remuneração Total paga aos diretores e tamanho da empresa foi mensurado pelo Ativo Total da firma. Para testar o problema da pesquisa foi utilizada a técnica da Análise de Regressão estimada pelo método dos Efeitos Fixos. Resultados: Pode-se constatar que o modelo de regressão utilizado é válido, pois apresentou significância estatística ao nível de 1% e possui um bom poder de explicação com R2 de aproximadamente de 5%. A partir da análise econométrica pode-se perceber que o tamanho da empresa e quantidade de diretores influenciam de forma significante e positiva o nível de remuneração dos diretores, ou seja, os dois atributos não apresentam uma relação positiva. Conclusão: A princípio, se pode concluir que empresas maiores pagam maiores níveis de remuneração confirmando os achados da pesquisa de Ermel e Monte (2018) e Degenhart, Martins e Hein (2017). Conclui-se, portanto, que empresas maiores costumam pagar mais aos seus diretores, ou seja, para atrair os diretores mais capacitados as maiores empresas pagam salários relativamente maiores do que os pagos pelas empresas menores.
Referências:
DEGENHART, L.; MARTINS, D. L. C. C.; HEIN, N. desempenho econômico-financeiro e remuneração dos diretores executivos das empresas brasileiras. Enfoque Reflexão Contábil, v. 36, n. 3, p. 118-135, 2017.
ERMEL, M. D. A.; MONTE, P. A. Controle acionário, remuneração de executivos e desempenho empresarial: evidências para o mercado brasileiro. Revista Brasileira de Finanças (Online), v. 16, n. 3, p. 455-491, 2018.
NICHELE, J.; STEFANO, S. R.; RAIFUR, L. Análise da remuneração estratégica para atrair e reter colaboradores: a visão dos pós-graduandos. Revista de Carreiras e Pessoas, v. 5, n. 2, p. 212-231, 2015.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2019!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VII Encontro de Iniciação à Pesquisa, VII Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e IX Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da Conexão Unifametro 2019 foi “Diversidades tecnológicas e seus impactos sustentáveis”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, reforçando a demanda da sustentabilidade como eixo norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação com uso da tecnologia e seus impactos sustentáveis.
Boa leitura!
Drª. Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2019
As normas para submissão e apresentação de trabalhos foram dispostas neste edital.
Comissão Organizadora
Renata Eugênia de Almeida Duarte (coordenação)
Ailton Pereira da Silva
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
André Macedo de Oliveira
José Jerisvaldo Uchoa Pinto Filho
Maria Nataline da Silva Rocha
Rafael Santana da Silva Azevedo
Rita Maria Lima Rebouças
Sérgio Murilo Costa Ribeiro
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques (Coordenação)
Representações docentes
Ana Carolina de Oliveira e Silva
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Moisés Maia Neto
Patrícia da Silva Taddeo
Pedro Diniz Rebouças
Solange Sousa Pinheiro
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.