UTILIZAÇÃO DE PARÓDIA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NA APRESENTAÇÃO DE SEMINÁRIO ACADÊMICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Autor
  • Odilia Cynara Nobre dos Santos
  • Co-autores
  • Carla Natalia Freitas da Silva , Wigo Pereira Gomes da Silva , Tatiely Sales Castro , Maria Erika Lira Carlos , Gleudson Alves Xavier
  • Resumo
  •  

    Introdução: A inserção das metodologias ativas no processo de aprendizagem tirou o aluno da posição de coadjuvante e o colocou como protagonista na construção do seu saber. A apresentação de seminários, por exemplo, é um forma de inserir o aluno nesse processo, fazendo com que ele desenvolva habilidades que vão além da prática do ensino vertical. A utilização de ferramentas didáticas, como a paródia, tornam-se um atrativo que permite uma experiência interativas entre os discentes. “Desde sempre a música esteve presente na história da humanidade, acompanhado diversas atividades no decorrer da vida.” (ILARI, 2014) A música pode beneficiar o ambiente de sala de aula, promovendo harmonia e gerando interação entre os alunos, encaminhando-os ao aprendizado de forma prazerosa. (KAWACHI, 2008)   Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem na apresentação de uma paródia como ferramenta didática durante a apresentação de um seminário. Método: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência ocorrido durante as aulas da disciplina de Processos Gerenciais II em uma instituição de ensino superior em Fortaleza-Ce. O grupo, ficou responsável por apresentar o protocolo de Lesão Por Pressão. Com isso, pensou-se na criação de uma paródia para conduzir o tema, de forma que viéssemos a ter algo interativo e que permitisse uma melhor fixação do conteúdo repassado. O primeiro passo foi escolher uma música animada, que estivesse em alta e que ficasse fixada na memória dos alunos, logo depois, utilizamos o protocolo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e colocamos todos os passos que o protocolo traz referente ao tema de forma concisa, coesa e harmoniosa. Resultados e Discussões: A experiência proporcionou aos acadêmicos uma vivência na implementação de uma metodologia ativa, na qual, os mesmo tornaram-se sujeitos protagonistas na elaboração e dinamização do conteúdo, possibilitando uma interação dinâmica. Houve uma adesão bastante positiva dos alunos, mostrando empatia, atenção e participação durante a apresentação da paródia. Na letra, acrescentou-se a figura do enfermeiro como crucial na execução desse protocolo e fomentou as suas implementações no cuidar. Conseguimos proporcionar aos alunos diferentes e relevantes vivências. Levando informações tão pertinentes de uma forma lúdica, trazendo leveza e diversão para a sala de aula. Considerações finais:  Com este trabalho, percebermos o quanto é importante dinamizar as apresentações com recursos que permitam aos alunos viagem pelo mundo mágico do conhecimento, trazendo diferentes formas de se obtê-lo, fazendo com que esse processo de ensino-aprendizado não seja algo monótono e sim prazeroso. Acredita-se, que possivelmente a utilização desse recurso tenha contribuído para compreensão do protocolo. Porém, não avaliou-se a usabilidade da paródia, sugerindo-se assim novos estudos relacionados a temática proposta.

     

  • Palavras-chave
  • Lesão por pressão; Métodos de ensino; Música
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Promoção da Saúde e Tecnologias Aplicadas
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Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2019!

 

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VII Encontro de Iniciação à Pesquisa, VII Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e IX Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da Conexão Unifametro 2019 foi “Diversidades tecnológicas e seus impactos sustentáveis”.

Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, reforçando a demanda da sustentabilidade como eixo norteador.

Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação com uso da tecnologia e seus impactos sustentáveis. 

 

Boa leitura!

Drª. Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques

Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2019 

As normas para submissão e apresentação de trabalhos foram dispostas neste edital.

  • Alimentos, nutrição e saúde
  • Análise e Cálculo Estrutural
  • Análises Clínicas e Toxicológicas
  • Assistência Farmacêutica
  • Bem-estar animal, medicina veterinária preventiva e saúde pública veterinária
  • Business Inteligence Artificial e Sistemas de Apoio à decisão
  • Clínica e biotecnologias aplicadas em medicina veterinária
  • Constituição, Cidadania e Efetivação de Direitos
  • Contabilidade, Controladoria e Finanças
  • Desenvolvimento de Produtos e Projetos
  • Doenças Crônicas Não-transmissíveis
  • Engenharia de Software e Computação em Nuvem
  • Estratégias e Auditorias Organizacionais
  • Estudos de Utilização de Medicamentos
  • Farmácia Hospitalar e Clínica
  • Fitoterapia
  • Gestão, Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade na Construção Civil
  • História, Patrimônio e Identidade
  • Inovação e Inteligência Artificial
  • Lean Manufacturing e Gestão
  • Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
  • Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
  • Políticas Públicas e Direitos Sociais
  • Procedimentos Físico-Químicos Utilizados em Estética
  • Processo de Cuidar
  • Produção do Espaço, Ocupação, Gestão e Cidadania
  • Produção e Processamento de Alimentos
  • Produtos Naturais, Farmacológicos e Cosméticos
  • Promoção da Saúde e Tecnologias Aplicadas
  • Qualidade e inovação em alimentos e nutrição
  • Saneamento Ambiental, Poluição do Ar, Recursos Hídricos e Geotecnia
  • Saúde Mental e o processo de Adoecimento no Trabalho
  • Tecnologia em Engenharia de Tráfego e Transporte
  • Teoria do Projeto, da Arquitetura e da Cidade
  • Auditorias nas Organizações
  • Alimentos, nutrição e saúde
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  • Promoção da Saúde e Tecnologias Aplicadas
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  • Saneamento Ambiental, Poluição do Ar, Recursos Hídricos e Geotecnia
  • Saúde Mental e o processo de Adoecimento no Trabalho
  • Tecnologia em Engenharia de Tráfego e Transporte
  • Teoria do Projeto, da Arquitetura e da Cidade

Comissão Organizadora

Renata Eugênia de Almeida Duarte (coordenação)
Ailton Pereira da Silva
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
André Macedo de Oliveira
José Jerisvaldo Uchoa Pinto Filho
Maria Nataline da Silva Rocha
Rafael Santana da Silva Azevedo
Rita Maria Lima Rebouças
Sérgio Murilo Costa Ribeiro
Thalita do Nascimento Rodrigues

Comissão Científica

Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques (Coordenação)

Representações docentes

Ana Carolina de Oliveira e Silva 
Anne Caroline Moraes de Assis   
Isabelle Lucena Lavor
Moisés Maia Neto 
Patrícia da Silva Taddeo
Pedro Diniz Rebouças  
Solange Sousa Pinheiro 

A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.

Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018