Introdução: A adolescência é um período de diversas mudanças biológicas e psicológicas envolvendo diversos fatores e descobertas. Nesta fase se faz necessárias orientações devido às questões enfrentadas nesta nova etapa da vida, onde desejos se afloram, descobertas e dúvidas surgem. É nesse momento que adolescentes precisam de um atendimento humanizado, acolhedor e que vínculos entre profissionais de saúde, familiares e professores sejam criados. O âmbito escolar se torna um grande aliado neste processo educativo em saúde, pois a maior parte do tempo esses jovens estão na escola, sendo assim, um ambiente facilitador. Objetivos: Descrever a vivência de acadêmicos do curso de fisioterapia durante intervenções em saúde para o público adolescente através da aplicação de tecnologias leves. Métodos: Trata-se de um relato de experiência, realizado no período de agosto de 2019, por acadêmicos do curso de fisioterapia, durante a disciplina de estágio supervisionado na atenção primária. As atividades ocorreram em duas escolas municipais, localizadas em Fortaleza-CE, sendo abordadas as temáticas sobre a “Gravidez na Adolescência”, “Combate ao Suicídio”, “Orientações Posturais”, “Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)” e “Combate às Drogas”. Durante a abordagem das temáticas foram aplicadas tecnologias leves como vínculo, acolhimento, responsabilização e autonomização. Resultados: Diante da experiencia adquirida no Estágio Supervisionado, houve a oportunidade de trabalhar tabus impostos pela sociedade, possibilitando compreender melhor os anseios dos adolescentes. O crescimento pessoal e acadêmico foi um ganho significativo de responsabilidade, cumplicidade, empatia e empoderamento. No ambiente escolar pôde-se perceber a relevância das atividades educativas em saúde voltadas para prevenção e promoção com enfoque no uso dessas tecnologias leves: vídeos, escuta, dinâmicas, rodas de conversas, interpretações, cumplicidade, humanização e responsabilização. A interação entre acadêmicos e alunos durante aplicação dos temas propostos foi facilitada frente à utilização destes recursos, estimulando-os assim, a uma maior participação, sensação de acolhimento e maior confiança durante a realização de questionamentos. Após alguns encontros, também foi percebida a criação de um vínculo entre os jovens, favorecendo as trocas de experiências e o incentivo em torná-los multiplicadores e facilitadores das informações repassadas. Conclusão: Podemos concluir que a atuação da fisioterapia no âmbito da atenção primária vai muito além da reabilitação, podendo assim, ser explorada no foco preventivo e educador em saúde. A utilização de ferramentas educativas possibilita e favorece, pois, todo processo de educar em saúde se inicia com uma troca de vínculos, um acolhimento adequado e uma conscientização sobre temas importantes e delicados. Concluindo, em uma experiência inestimável de vivências transformadora e sapiente como também, adolescentes com novos conhecimentos das temáticas exploradas.
Referências:
ALVES, Cíntia Kalyne de Almeida et al. Interpretação e análise das informações: o uso de matrizes, critérios, indicadores e padrões. In: SAMICO, I. et al (Orgs.). Avaliação em saúde: bases conceituais e operacionais. Rio de Janeiro: Ed. MedBook, p. 89-107, 2010.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. e-SUS Atenção Básica: Sistema com Coleta de Dados Simplificada: CDS. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2013.
SOUSA, F.G.M.; ERDMANN, A.L.; MOCHEL, E.G. Condições limitadoras para a integralidade do cuidado à criança na atenção básica de saúde. Texto e Contexto Enfermagem, Florianópolis, v. 20, n. spe, p. 263-271, 2011.
TRINDADE, K.M. Fisioterapia em uma unidade básica de saúde: estudo da demanda espontânea. Dissertação (Mestrado em Ciências), 49 f., Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.
UCHIMURA, Kátia Yumi; BOSI, Maria Lúcia Magalhães. Qualidade e subjetividade na avaliação de programas e serviços em saúde. Cad. Saúde Pública [online], v.18, n. 6, p. 1561-1569, 2002.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2019!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VII Encontro de Iniciação à Pesquisa, VII Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e IX Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da Conexão Unifametro 2019 foi “Diversidades tecnológicas e seus impactos sustentáveis”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, reforçando a demanda da sustentabilidade como eixo norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação com uso da tecnologia e seus impactos sustentáveis.
Boa leitura!
Drª. Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2019
As normas para submissão e apresentação de trabalhos foram dispostas neste edital.
Comissão Organizadora
Renata Eugênia de Almeida Duarte (coordenação)
Ailton Pereira da Silva
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
André Macedo de Oliveira
José Jerisvaldo Uchoa Pinto Filho
Maria Nataline da Silva Rocha
Rafael Santana da Silva Azevedo
Rita Maria Lima Rebouças
Sérgio Murilo Costa Ribeiro
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques (Coordenação)
Representações docentes
Ana Carolina de Oliveira e Silva
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Moisés Maia Neto
Patrícia da Silva Taddeo
Pedro Diniz Rebouças
Solange Sousa Pinheiro
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.