Introdução: A musicoterapia é uma técnica utilizada para prevenir doenças que podem agravar a saúde em grande escala, indo além da terapêutica tradicional. Essa técnica libera tensões e preocupações provindas do dia-a-dia, proporcionando êxito no tratamento e prevenção de doenças (OLIVEIRA; GOMES, 2014). O método da arteterapia utiliza vários meios artísticos como forma terapêutica, estabelecendo uma comunicação mais efetiva entre o paciente e o profissional de saúde. O uso de diversas linguagens, como plástica, literatura, drama, música, pintura, desenho, entre outras, proporciona diversos benefícios, melhorando a qualidade de vida desses pacientes (REIS, 2014). A produção científica de intervenções culturais no âmbito da saúde mental é incipiente, o que gera pouco debate de novas ideias e novas formas terapêuticas voltadas para a promoção da saúde mental do indivíduo (MENEZES; MURTA, 2018). Objetivos: Relatar a experiência do uso da musicoterapia como técnica de intervenção para pacientes hospitalizados. Métodos: Trata-se de um relato de experiência fruto das atividades desenvolvidas durante o estágio supervisionado da disciplina de Enfermagem em Saúde Mental, que foi realizada em um hospital de referência no município de Fortaleza–CE, no período de abril de 2019, sob orientação da preceptora do campo. No momento da atividade, os acadêmicos dividiram-se para convidar os pacientes a participarem da atividade a ser realizada. Aqueles que aceitaram participar, podiam relatar sentimentos, recordações e desenhar livremente. Foram utilizados os seguintes materiais na oficina de musicoterapia: papel, lápis, canetinha, caixa de som e músicas clássicas. Resultados: Durante a oficina, os pacientes relataram que as músicas lhe traziam recordações. Ao serem indagados sobre quais eram essas recordações, os mesmos revelaram: lembranças das netas; da infância; decepção amorosa; sentimento de angústia por estar há muito tempo internado. Diante disso, observou-se que a música pode ser utilizada de diversas formas, atuando nos sentimentos e emoções dos indivíduos. Com a oficina de musicoterapia foi possível fazer com que os pacientes expressassem seus sentimentos e emoções, por meio do diálogo e/ou do desenho, durante o período de internação. Conclusão: O uso da musicoterapia concomitante com a arteterapia para pacientes internados pode ser fundamental para compreender de forma mais profunda o sofrimento do paciente. O longo tempo de internação impede os afazeres cotidianos do indivíduo, podendo ocasionar sentimentos variados, resultando inclusive em um processo depressivo.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2019!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VII Encontro de Iniciação à Pesquisa, VII Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e IX Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da Conexão Unifametro 2019 foi “Diversidades tecnológicas e seus impactos sustentáveis”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, reforçando a demanda da sustentabilidade como eixo norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação com uso da tecnologia e seus impactos sustentáveis.
Boa leitura!
Drª. Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2019
As normas para submissão e apresentação de trabalhos foram dispostas neste edital.
Comissão Organizadora
Renata Eugênia de Almeida Duarte (coordenação)
Ailton Pereira da Silva
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
André Macedo de Oliveira
José Jerisvaldo Uchoa Pinto Filho
Maria Nataline da Silva Rocha
Rafael Santana da Silva Azevedo
Rita Maria Lima Rebouças
Sérgio Murilo Costa Ribeiro
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques (Coordenação)
Representações docentes
Ana Carolina de Oliveira e Silva
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Moisés Maia Neto
Patrícia da Silva Taddeo
Pedro Diniz Rebouças
Solange Sousa Pinheiro
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.