A articulação temporomandibular é uma das articulações mais complexas do corpo humano, pois é a única que permite movimentos rotacionais e translacionais. Entretanto, para que a articulação temporomandibular funcione de forma adequada, a própria articulação temporomandibular, a oclusão dental e o equilíbrio neuromuscular devem relacionar-se harmonicamente, quando ocorre um desequilíbrio em alguma parte do conjunto que compõe a ATM, porém um tratamento que tem se mostrado eficiente para contornar esse problema é a utilização da viscossuplementação do ácido hialurônico nas desordens temporomandibulares. O objetivo do presente trabalho é avaliar a eficácia da utilização do Ácido Hialurônico no tratamento de desordens temporo mandibulares. As bases de dados utilizadas foram o PubMed, como descritores;‘’ hyaluronic acid’’, ‘’vissupplementation at dtm’’ e ‘’ temporomandibular dysfunction’’, encontrando assim cerca de 31 artigos, todavia fazendo uso apenas de artigos publicados nos últimos 10 anos na língua inglesa e que avaliassem o ácido hialurônico como forma de tratamento da Disfunção temporomandibular, foram considerados apenas 8 artigos para leitura na íntegra. Dentre os resultados encontrados, o ácido Hialurônico se mostrou agir com mais eficácia na redução da inflamação na articulação temporomandibular e melhorias na capacidade da abertura bucal do que o tratamento realizado com corticosteroides, assim como também reduziu significantemente ao longo do tempo os níveis de dor na ATM e simultaneamente melhorou a função cervical e reduziu a incapacidade em pacientes com dor na coluna cervical, o que dar ênfase na relação entre às desordens temporomandibulares e desordens da coluna cervical. Todavia, quando comparada sua eficiência com a injeção de plasma rico em fatores de crescimento derivados de plaquetas (PRGF) no tratamento da dor em pacientes com desarranjo interno avançado da ATM, o ácido hialurônico se mostrou pouco menos eficaz nos efeitos benéficos de redução da dor, do som articular, dor na palpação da ATM e melhora do movimento mandibular. que o plasma rico em fatores de crescimento derivados de plaquetas proporcionou. PRGF), o ácido hialurônico se mostrou eficaz e não expressivamente distante dos resultados do plasma rico em fatores de crescimento derivados de plaquetas (Podemos concluir que o ácido hialurônico é superior em seus efeitos e benefícios proporcionados quando comparado aos corticosteroides e que apesar de ter se mostrado inferior nas vantagens alcançadas em relação ao tratamento da DTM em comparação com o plasma rico em fatores de crescimento derivados de plaquetas (PRGF), o ácido hialurônico se mostrou eficaz e não expressivamente distante dos resultados que o plasma rico em fatores de crescimento derivados de plaquetas proporcionou.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2019!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VII Encontro de Iniciação à Pesquisa, VII Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e IX Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da Conexão Unifametro 2019 foi “Diversidades tecnológicas e seus impactos sustentáveis”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, reforçando a demanda da sustentabilidade como eixo norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação com uso da tecnologia e seus impactos sustentáveis.
Boa leitura!
Drª. Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2019
As normas para submissão e apresentação de trabalhos foram dispostas neste edital.
Comissão Organizadora
Renata Eugênia de Almeida Duarte (coordenação)
Ailton Pereira da Silva
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
André Macedo de Oliveira
José Jerisvaldo Uchoa Pinto Filho
Maria Nataline da Silva Rocha
Rafael Santana da Silva Azevedo
Rita Maria Lima Rebouças
Sérgio Murilo Costa Ribeiro
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques (Coordenação)
Representações docentes
Ana Carolina de Oliveira e Silva
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Moisés Maia Neto
Patrícia da Silva Taddeo
Pedro Diniz Rebouças
Solange Sousa Pinheiro
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.