Atualmente, talvez, o inconsciente das mulheres brasileiras, ainda esteja ligado a ideias hereditárias. A imoderação, pecado e danação originados da fragilidade moral ligada ao sexo feminino, foram de grande utilidade ao poder social masculino, e ao bem-estar feminino. O presente estudo foi realizado através de uma pesquisa, em algumas plataformas acadêmicas, SciELO, caps, jstor e Lex. Foi usado como critério de exclusão o idioma, excluindo assim os artigos em línguas estrangeiras. E como critério de inclusão a temática, incluindo os com temas mais próximos e produtivos de acordo com o resumo apresentado. Com as seguintes palavras chave: mulheres; crime; criminologia; prisão. O estudo tem como objetivo expor as diferenças entre tratamentos de acordo como gênero nas prisões, e demostrar a importância de um tratamento adequado para as apenadas, de forma que viabilize uma ressocialização a elas. As detentas não têm direito à visita íntima, não podem ficar em período integral com seus filhos em fase de amamentação e não é fornecido a elas trabalhos. O processo de ressocialização deve abranger, necessariamente, os aspectos que envolvem a construção da imagem da mulher, concreta e subjetiva, o papel da educação, da qualificação e do trabalho no cárcere, com a intenção de ressocializar, e não de usá-las com o intuito de obter mão de obra barata, e a falta de atividades que preencham o tempo dessas mulheres de uma forma inteligente, cultural, prazerosa, ou até mesmo profissionalizante, pois a falta de expectativas dessas mulheres ao sair da cadeia é grande.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2019!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VII Encontro de Iniciação à Pesquisa, VII Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e IX Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da Conexão Unifametro 2019 foi “Diversidades tecnológicas e seus impactos sustentáveis”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, reforçando a demanda da sustentabilidade como eixo norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação com uso da tecnologia e seus impactos sustentáveis.
Boa leitura!
Drª. Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2019
As normas para submissão e apresentação de trabalhos foram dispostas neste edital.
Comissão Organizadora
Renata Eugênia de Almeida Duarte (coordenação)
Ailton Pereira da Silva
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
André Macedo de Oliveira
José Jerisvaldo Uchoa Pinto Filho
Maria Nataline da Silva Rocha
Rafael Santana da Silva Azevedo
Rita Maria Lima Rebouças
Sérgio Murilo Costa Ribeiro
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques (Coordenação)
Representações docentes
Ana Carolina de Oliveira e Silva
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Moisés Maia Neto
Patrícia da Silva Taddeo
Pedro Diniz Rebouças
Solange Sousa Pinheiro
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.