Introdução: A Anatomia Humana é uma disciplina ofertada nos cursos superiores nas áreas da saúde em que os alunos apresentam frequentemente dificuldades na aprendizagem. Logo, muitos docentes optam pelo uso de metodologias ativas como forma complementar e facilitadora no ensino-aprendizagem da Anatomia. A vivência desse cenário em um curso superior e como integrante de uma Iniciação Científica a respeito do assunto, sentiu-se a necessidade de abordar o assunto. O objetivo desse trabalho é analisar a partir de uma revisão integrativa como as metodologias ativas contribuem no ensino-aprendizagem da disciplina de Anatomia Humana. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica do tipo revisão integrativa realizada no período de maio a agosto de 2019. Os artigos foram pesquisados nas bases de dados Scielo, Bireme e Lilacs, usando-se os descritores “Anatomia”, “Ensino” e “Aprendizagem” nos idiomas Inglês, Português e Espanhol. Resultados e Discussão: A análise dos dados constatou um predomínio de artigos nas bases de dados Scielo e Bireme com 46%, no idioma Inglês com 54%, com delineamento experimental com 38% e publicados no período de 2018. Os artigos analisados demonstram o vasto número de metodologias ativas que podem ser utilizadas em sala de aula como o uso de Mapa Conceituais, Pintura Corporal e fabricação de peças com materiais de baixo custo. Considerações finais: As contribuições evidenciadas nos resultados, demonstram que as metodologias ativas são imprescindíveis no avanço da educação, assim como importantes em disciplinas extensas e complexas como a Anatomia Humana.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2019!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VII Encontro de Iniciação à Pesquisa, VII Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e IX Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da Conexão Unifametro 2019 foi “Diversidades tecnológicas e seus impactos sustentáveis”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, reforçando a demanda da sustentabilidade como eixo norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação com uso da tecnologia e seus impactos sustentáveis.
Boa leitura!
Drª. Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2019
As normas para submissão e apresentação de trabalhos foram dispostas neste edital.
Comissão Organizadora
Renata Eugênia de Almeida Duarte (coordenação)
Ailton Pereira da Silva
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
André Macedo de Oliveira
José Jerisvaldo Uchoa Pinto Filho
Maria Nataline da Silva Rocha
Rafael Santana da Silva Azevedo
Rita Maria Lima Rebouças
Sérgio Murilo Costa Ribeiro
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques (Coordenação)
Representações docentes
Ana Carolina de Oliveira e Silva
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Moisés Maia Neto
Patrícia da Silva Taddeo
Pedro Diniz Rebouças
Solange Sousa Pinheiro
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.