Introdução: De acordo com o ministério da saúde, as infecções sexualmente transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias, ou outros microrganismos. As formas de transmissão são por meio do contato sexual, sendo ele oral, vaginal ou anal, sem o uso de preservativo masculino ou feminino, com uma pessoa infectada. Também pode acontecer por transmissão vertical, isto é, a partir da mãe para o bebê durante a gestação, parto ou amamentação. As IST são bastante comuns em adolescentes devido à baixa idade quanto ao início da primeira relação sexual associada a não utilização do preservativo e a drogas ilícitas. Diante disto é vista a necessidade do aconselhamento e orientação para esse público, com ações educativas que visem a prevenção, sempre com o intuito de promover uma atenção integral como também a promoção de saúde. Assim, a escola é também considerada um local apropriado para a abordagem de diversos assuntos, inclusive a sexualidade, pois acaba sendo o ambiente onde o jovem passa a maior parte do seu tempo, onde está aprendendo e compartilhando ideias. A abordagem entra no contexto do Programa Saúde na Escola (PSE), que é um tipo de política interligada entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação visando promover a educação em saúde no âmbito escolar. Objetivos: Descrever a experiência de acadêmicas do curso de Fisioterapia durante uma ação sobre IST, desenvolvida com adolescentes de uma escola pública da cidade de Fortaleza – CE. Métodos: Trata-se de um relato de experiência, de cunho descritivo, realizado durante a disciplina de estágio fisioterapêutico supervisionado na atenção primária à saúde, do curso de Fisioterapia de um Centro Universitário de Fortaleza, desenvolvido em uma Escola Pública de Tempo Integral com adolescentes entre 15 a 17 anos, localizada em Fortaleza-CE. A estratégia pensada e utilizada para a ação foi com foco na prevenção e promoção em saúde, sendo utilizado recursos lúdicos com intuito de dinamizar e informar de forma clara e objetiva com uso de músicas, fitas coloridas e imagens autoexplicativas, buscando obter a atenção e compreensão dos adolescentes com as informações repassadas. Resultados: Apesar da resistência inicial, os estudantes aos poucos entraram na dinâmica proposta e interagiram de maneira positiva a abordagem. Fazendo com que a temática tivesse um resultado satisfatório tanto para eles como para os acadêmicos envolvidos na ação. A experiência vivida dentro do contexto escolar nos reforça sobre a importância do profissional de saúde na educação e promoção de saúde ressaltando ainda mais a relevância do programa saúde na escola (PSE). Conclusão: Diante disso, percebe-se o quanto foi valiosa a experiência da ação para os discentes da disciplina, somando e aprimorando saberes, como também para os jovens, proporcionando-lhes uma maior compreensão sobre um assunto tão difícil de ser abordado como a sexualidade, alcançando assim o propósito pensando para a ação.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2019!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VII Encontro de Iniciação à Pesquisa, VII Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e IX Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da Conexão Unifametro 2019 foi “Diversidades tecnológicas e seus impactos sustentáveis”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, reforçando a demanda da sustentabilidade como eixo norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação com uso da tecnologia e seus impactos sustentáveis.
Boa leitura!
Drª. Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2019
As normas para submissão e apresentação de trabalhos foram dispostas neste edital.
Comissão Organizadora
Renata Eugênia de Almeida Duarte (coordenação)
Ailton Pereira da Silva
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
André Macedo de Oliveira
José Jerisvaldo Uchoa Pinto Filho
Maria Nataline da Silva Rocha
Rafael Santana da Silva Azevedo
Rita Maria Lima Rebouças
Sérgio Murilo Costa Ribeiro
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques (Coordenação)
Representações docentes
Ana Carolina de Oliveira e Silva
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Moisés Maia Neto
Patrícia da Silva Taddeo
Pedro Diniz Rebouças
Solange Sousa Pinheiro
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.