Introdução: O contexto social no qual estamos inseridos passa por um redimensionamento da comunicação potencializado pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e, mais especificamente, pela ampliação da internet (COLL & MONEREO, 2010). Cotidianamente vemos nossas ações serem “facilitadas” pelo uso da tecnologia, em casa, na escola, no banco, nas ruas. Entretanto, as aparentes facilidades, trazem consigo a reflexão sobre os comportamentos a elas relacionados, sobretudo na comunicação que estabelecemos com outras pessoas (SILVA, 2010). Comunicar-se a partir de grupos de aplicativo trouxe consigo a observação de novas formas de comportar-se em grupos e em rede (SOUZA; ARAÚJO; PAULA, 2015). Partindo desses apontamentos, identifica-se a importância de tratar sobre os comportamentos éticos relacionados à comunicação em grupo (VALLS, 2013), uma vez que a orientação sobre estes comportamentos implica nas relações construídas entre o(s) grupo(s) nos quais estamos inseridos. Objetivo: Esta pesquisa busca discutir sobre o comportamento ético em grupos de WhatsApp, a partir dos acordos estabelecidos direta e indiretamente entre os membros destes grupos. Métodos: A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, de cunho descritivo. O ensejo de realizá-la essa emergiu da curiosidade em compreender a dimensão ética de um dos mecanismos de comunicação mais significativos da atualidade: o aplicativo WhatsApp. Nesta perspectiva e em virtude dos múltiplos grupos de discussão dos quais os alunos do curso de Pedagogia/UNIFAMETRO 2019.2 fazem parte, sentiu-se necessidade em compreender a relevância dos acordos de convivência estabelecidos nestes ambientes, sobretudo para minimizar conflitos e potencializar as discussões para as quais cada grupo foi criado. Para tanto, foram analisadas as discussões e acordos de convivência estabelecidos em 06 grupos de WhatsApp – sendo 05 voltados para as discussões relacionadas às disciplinas específicas ao curso de Pedagogia 2019.2 e 01 constituído de discussões múltiplas entre alunos. Os dados alcançados com a análise das conversas nos respectivos grupos foram discutidos e confrontados com os pressupostos teóricos. Resultados: A análise das conversas evidenciou que em apenas 01 dos grupos foram estabelecidos acordos de convivência de maneira direta, com orientações e recomendações sobre as conversas estabelecidas. Tal fato influenciou na interação entre os participantes, compartilhamento de conteúdos, mensagens de motivação ou esclarecimento de dúvidas acerca das temáticas relacionadas à disciplina. Nos demais grupos, observou-se que, em alguns momentos, as conversas com temáticas paralelas, exposição de conteúdos impróprios, desentendimentos e má interpretação de fatos, desviaram o foco do objetivo para o qual o grupo foi criado, repercutindo inclusive na exclusão de membros. Conclusão: A pesquisa sinalizou, portanto, a importância dos acordos de convivência na repercussão de comportamentos éticos entre os membros dos grupos para a melhor utilização dos recursos tecnológicos, tal como o WhatsApp, uma vez que o estabelecimento desses acordos deixa claro as intenções de cada grupo, possibilitando, ainda que os estudantes retomem o acordo sempre que necessário, para reforçar ou refazer as regras construídas. Referências: COOL, César; MONEREO, Carles. Educação e aprendizagem no século XXI. In: COOL, César; MONEREO, Carles (org.). Psicologia da Educação Virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010; SILVA, Marco. Educar na cibercultua: desafios à formação de professores para a docência em cursos online. In: Revista Digital de Tecnologias Cognitivas, nº 3, p.36-51, jan/jun, 2010; SOUZA, Juliana; ARAÚJO, Daniel Costa de; PAULA, Diego Alves de. Mídia Social WhatsApp: uma análise sobre as interações sociais. In: Revista Alter Jor, ano 06, edição II, v.01, p.131-165, jan/jun, 2015.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2019!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VII Encontro de Iniciação à Pesquisa, VII Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e IX Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da Conexão Unifametro 2019 foi “Diversidades tecnológicas e seus impactos sustentáveis”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, reforçando a demanda da sustentabilidade como eixo norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação com uso da tecnologia e seus impactos sustentáveis.
Boa leitura!
Drª. Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2019
As normas para submissão e apresentação de trabalhos foram dispostas neste edital.
Comissão Organizadora
Renata Eugênia de Almeida Duarte (coordenação)
Ailton Pereira da Silva
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
André Macedo de Oliveira
José Jerisvaldo Uchoa Pinto Filho
Maria Nataline da Silva Rocha
Rafael Santana da Silva Azevedo
Rita Maria Lima Rebouças
Sérgio Murilo Costa Ribeiro
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques (Coordenação)
Representações docentes
Ana Carolina de Oliveira e Silva
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Moisés Maia Neto
Patrícia da Silva Taddeo
Pedro Diniz Rebouças
Solange Sousa Pinheiro
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.