Introdução: Estomia é um termo derivado do grego stomia que significa “boca” ou “abertura”. A estomia é uma medida cirúrgica utilizada para comunicar uma víscera oca ao meio externo, suprindo a função do órgão afetado, seja de maneira temporária ou definitiva. Contudo, demarcar o estoma na parede abdominal significa delimitar uma região ideal e realizar a demarcação para que o cirurgião posicione o estoma em local que permita a adaptação/aderência de dispositivos coletores com o máximo de conforto para o paciente, facilitando a participação social e a otimização de recursos. Objetivo: Analisar a importância da demarcação de estomas intestinais visando seus aspectos físico, social e emocional por meio de uma revisão de literatura. Metodologia: Trata-se de um estudo do tipo revisão bibliográfica, no qual foi realizada a busca na biblioteca virtual Scielo (Scientific Electronic Library Online). Após a leitura dos artigos foram selecionados quatro estudos que compuseram o corpus da análise da revisão de literatura. Sendo utilizados os seguintes descritores: “Demarcação”, “estoma” e “enfermagem”. Resultados e Discussão: De posse da literatura consultada, os artigos mostraram uma relação entre os clientes que foram submetidos a uma educação e orientação pré-cirurgica com enfermeiro relacionado à sua patologia de base e os clientes não submetidos a essa educação. Comparados, resultou que os clientes submetidos à educação tiveram uma melhor aceitação da patologia tendo impacto físico, social e emocional, favorecendo o seu bem-estar e autocuidado comprado ao outro cliente. Considerações finais: Acredita-se que a ação do enfermeiro na promoção e saúde em pessoas com estomia é de suma importância na assistência prestada para o cliente, visto o enfermeiro como educador. Contudo, sabe-se também que uma demarcação correta trará vantagem na saúde e qualidade de vida daquele cliente. O interesse pelo o tema veio a partir do curso expandir ministrado durante a graduação no oitavo semestre, ocasionando interesse e curiosidade. Referências Bibliografias: Meirelles CA, Ferraz CA. Avaliação da qualidade do processo de demarcação do estoma intestinal e das intercorrências tardias em pacientes ostomizados. [Rev Latino-am Enfermagem] [Internet] 2019 Set- Out [acesso 08 julho 2019] 32 8. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/rlae/v9n5/7796.pdf.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2019!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VII Encontro de Iniciação à Pesquisa, VII Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e IX Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da Conexão Unifametro 2019 foi “Diversidades tecnológicas e seus impactos sustentáveis”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, reforçando a demanda da sustentabilidade como eixo norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação com uso da tecnologia e seus impactos sustentáveis.
Boa leitura!
Drª. Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2019
As normas para submissão e apresentação de trabalhos foram dispostas neste edital.
Comissão Organizadora
Renata Eugênia de Almeida Duarte (coordenação)
Ailton Pereira da Silva
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
André Macedo de Oliveira
José Jerisvaldo Uchoa Pinto Filho
Maria Nataline da Silva Rocha
Rafael Santana da Silva Azevedo
Rita Maria Lima Rebouças
Sérgio Murilo Costa Ribeiro
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques (Coordenação)
Representações docentes
Ana Carolina de Oliveira e Silva
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Moisés Maia Neto
Patrícia da Silva Taddeo
Pedro Diniz Rebouças
Solange Sousa Pinheiro
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.