EDUCAÇÃO AMBIENTAL E COMPORTAMENTO ÉTICO: UMA DISCUSSÃO SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE BEBERIBE/CE

  • Autor
  • Douglas Lima Ferreira
  • Co-autores
  • Antônia Laina Cavalcante Vieira , Amanda Teixeira dos Santos , Mayara Kelly de Almeida Costa , Rita Gonçalves Pachêco , Raianny Lima Soares
  • Resumo
  •  

    Introdução: A espécie humana está ameaçando a sustentabilidade de todo planeta, não é exagero afirmar que se medidas não forem tomadas, estaremos em pouco tempo ameaçados de extinção. Neste cenário, a Educação Ambiental (EA) torna-se um processo que busca, por meio da educação, formar indivíduos preocupados com a temática, possibilitando assim a conservação e preservação dos recursos naturais e a sustentabilidade (JONAS, 2006; MEDEIROS, 2011). Em espaços escolares, a EA contribui e possibilita que os estudantes tenham uma formação cidadã consciente e estejam aptos a atuar na realidade socioambiental na qual estão engajados de modo comprometido com a vida e com o bem estar individual e da sociedade, ações que repercutem na formação do comportamento ético do indivíduo (VALLS, 2013), considerando o potencial curioso dos discentes como ferramenta essencial para a construção do conhecimento. No entanto, no contexto atual, em virtude das ações desencadeadas pelo modo de produção capitalista e das inadequadas formas de como o homem vem utilizando os recursos naturais faz-se necessária uma discussão crítica sobre esta temática.  Objetivo: Discutir a organização das práticas de Educação Ambiental no Ensino Fundamental em uma escola do município de Beberibe/CE. Métodos: O estudo está amparado nos princípios da pesquisa qualitativa, com estudo de campo descritivo em uma escola de ensino fundamental do município de Beberibe/CE. Para coleta de dados, elaborou-se um questionário construído em diálogo com o objetivo da pesquisa, a partir de questões semiestruturadas, o qual foi aplicado com o professor responsável pelas práticas de EA na referida escola. Após esta fase, confrontamos os resultados evidenciados pelo questionário e a observação realizada durante a visita de campo e as informações alcançadas com os subsídios bibliográficos para realizar um movimento dialético entre a prática e a teoria. Resultados: A análise de dados foi realizada a partir da leitura e contextualização teórica das respostas sinalizadas pelo objeto da pesquisa. Acredita-se que o princípio da responsabilidade (JONAS, 2006) possa apresentar à EA os fundamentos que correspondam às exigências do consumo exagerado, passando, portanto, a colocar o ser humano ante a face da extinção da sua própria raça e a de tantos outros seres vivos. O resultado evidencia que a escola utilizada como campo da pesquisa, organiza em suas práticas o trabalho com a EA realizando: a) um levantamento de qual a necessidade da escola; b) aulas de campo, debates entre professores e alunos; e c) participando do Programa Agrinho, uma parceria entre a prefeitura do município e o SISTEMA FAEC / SENAR- CE, em nível municipal e estadual. A priori, foi perceptível o envolvimento de professores e estudantes com a temática. Conclusão: É essencial que a EA esteja implicada em todas as etapas da Educação Básica, sobretudo porque são nestas etapas que o professor pode dimensionar valores que repercutirão ao longo da formação dos alunos. Por isso,  deve ser orientada para o desenvolvimento sustentável e para promover atitudes e comportamentos ambientalmente conscientes, tal como um sentido de responsabilidade ética. Assim, a realização da pesquisa possibilitou observar como a EA se faz necessária, sobretudo por que é por meio dela que se pode refletir sobre o papel que cada indivíduo possui em sua relação com o meio ambiente, na sustentabilidade de suas ações.  Referências: JONAS, H. O Princípio Responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica. RJ: Contraponto/PUC-RIO. MEDEIROS, B. Aurelia, et al. A Importância da educação ambiental na escola nas séries iniciais. Revista Faculdade Montes Belos, v.4, n.1, set.2011.

     

  • Palavras-chave
  • Educação Ambiental; Ética; Escola.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
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Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2019!

 

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VII Encontro de Iniciação à Pesquisa, VII Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e IX Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da Conexão Unifametro 2019 foi “Diversidades tecnológicas e seus impactos sustentáveis”.

Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, reforçando a demanda da sustentabilidade como eixo norteador.

Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação com uso da tecnologia e seus impactos sustentáveis. 

 

Boa leitura!

Drª. Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques

Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2019 

As normas para submissão e apresentação de trabalhos foram dispostas neste edital.

  • Alimentos, nutrição e saúde
  • Análise e Cálculo Estrutural
  • Análises Clínicas e Toxicológicas
  • Assistência Farmacêutica
  • Bem-estar animal, medicina veterinária preventiva e saúde pública veterinária
  • Business Inteligence Artificial e Sistemas de Apoio à decisão
  • Clínica e biotecnologias aplicadas em medicina veterinária
  • Constituição, Cidadania e Efetivação de Direitos
  • Contabilidade, Controladoria e Finanças
  • Desenvolvimento de Produtos e Projetos
  • Doenças Crônicas Não-transmissíveis
  • Engenharia de Software e Computação em Nuvem
  • Estratégias e Auditorias Organizacionais
  • Estudos de Utilização de Medicamentos
  • Farmácia Hospitalar e Clínica
  • Fitoterapia
  • Gestão, Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade na Construção Civil
  • História, Patrimônio e Identidade
  • Inovação e Inteligência Artificial
  • Lean Manufacturing e Gestão
  • Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
  • Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
  • Políticas Públicas e Direitos Sociais
  • Procedimentos Físico-Químicos Utilizados em Estética
  • Processo de Cuidar
  • Produção do Espaço, Ocupação, Gestão e Cidadania
  • Produção e Processamento de Alimentos
  • Produtos Naturais, Farmacológicos e Cosméticos
  • Promoção da Saúde e Tecnologias Aplicadas
  • Qualidade e inovação em alimentos e nutrição
  • Saneamento Ambiental, Poluição do Ar, Recursos Hídricos e Geotecnia
  • Saúde Mental e o processo de Adoecimento no Trabalho
  • Tecnologia em Engenharia de Tráfego e Transporte
  • Teoria do Projeto, da Arquitetura e da Cidade
  • Auditorias nas Organizações
  • Alimentos, nutrição e saúde
  • Análise e Cálculo Estrutural
  • Análises Clínicas e Toxicológicas
  • Assistência Farmacêutica
  • Auditorias nas Organizações
  • Bem-estar animal, medicina veterinária preventiva e saúde pública veterinária
  • Business Inteligence Artificial e Sistemas de Apoio à decisão
  • Clínica e biotecnologias aplicadas em medicina veterinária
  • Constituição, Cidadania e Efetivação de Direitos
  • Contabilidade, Controladoria e Finanças
  • Desenvolvimento de Produtos e Projetos
  • Doenças Crônicas Não-transmissíveis
  • Engenharia de Software e Computação em Nuvem
  • Estratégias e Auditorias Organizacionais
  • Estudos de Utilização de Medicamentos
  • Farmácia Hospitalar e Clínica
  • Fitoterapia
  • Gestão, Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade na Construção Civil
  • História, Patrimônio e Identidade
  • Inovação e Inteligência Artificial
  • Lean Manufacturing e Gestão
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  • Políticas Públicas e Direitos Sociais
  • Procedimentos Físico-Químicos Utilizados em Estética
  • Processo de Cuidar
  • Produção do Espaço, Ocupação, Gestão e Cidadania
  • Produção e Processamento de Alimentos
  • Produtos Naturais, Farmacológicos e Cosméticos
  • Promoção da Saúde e Tecnologias Aplicadas
  • Qualidade e inovação em alimentos e nutrição
  • Saneamento Ambiental, Poluição do Ar, Recursos Hídricos e Geotecnia
  • Saúde Mental e o processo de Adoecimento no Trabalho
  • Tecnologia em Engenharia de Tráfego e Transporte
  • Teoria do Projeto, da Arquitetura e da Cidade

Comissão Organizadora

Renata Eugênia de Almeida Duarte (coordenação)
Ailton Pereira da Silva
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
André Macedo de Oliveira
José Jerisvaldo Uchoa Pinto Filho
Maria Nataline da Silva Rocha
Rafael Santana da Silva Azevedo
Rita Maria Lima Rebouças
Sérgio Murilo Costa Ribeiro
Thalita do Nascimento Rodrigues

Comissão Científica

Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques (Coordenação)

Representações docentes

Ana Carolina de Oliveira e Silva 
Anne Caroline Moraes de Assis   
Isabelle Lucena Lavor
Moisés Maia Neto 
Patrícia da Silva Taddeo
Pedro Diniz Rebouças  
Solange Sousa Pinheiro 

A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.

Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018