O carcinoma de celulas escamosas é uma neoplasia de carater malignos, que tem origem na epiderme. São de alto potencial invasivo, tendo baixa capacidade metastática e podem provocar lesões ulcerativas. Sua etiologia não está bem elucidada, mas sabe-se que fatores como a alta incidência de luz solar em regiões despigmentadas do corpo podem contribuir para o seu aparecimento. Objetivo: Diante disso, objetiva-se relatar um caso de carcinoma de células escamosas na região inguinal em uma cadela. Métodos: Foi atendida uma cadela SRD, com 10 anos de idade, pelagem branca, apresentando lesão ulcerativa na região inguinal esquerda. Ao exame físico, foi constatado uma lesão não friável, ulcerativa, com bordas eritematosas. Foi realizada um imprint da lesão e, em seguida, exerese da mesma. O material foi enviado para a avaliação histopatológica. Foi prescrito para o pós cirurgico, analgésicos e anti-inflamatórios, a paciente mostro uma excelente recuperação. Resultados: O resultado da citologia mostrou a presença de um grande infiltrado de neutrófilos, poucos linfócitos e raros macrófagos. Já o resultado do exame histopatológico, mostrou a presença de uma neoplasia densamente celular, mal delimitada, não encapsulada se iniciando na epiderme e se infiltrando na derme. Formada por células cuboides organizados em trabéculas irregulares, ilhas coesas, onde por vezes há deposição central de lamelas concêntricas de queratina. Essas células possuem bordos indistintos, citoplasma eosinofílico e escasso. O núcleo é arredondado a ovalado, central, com cromatina esparsa e relação núcleo citoplasma de 2:1. Há 8 figuras de mitose em 10 campos de maior aumento (400x), sendo a grande maioria destas aberrantes. Discussão: Dados mostram que existem múltiplos fatores envolvidos no desenvolvimento de carcinomas de células escamosas, incluindo a exposição prolongada à luz ultravioleta, falta de pigmento na epiderme e cobertura de pêlos muito esparsa nos locais afetados. Esses achados estavam presentes na cadela do relato. Conclusão: Conclui-se, que um infiltrado inflamatório pode estar presente na neoplasia maligna do tipo carcinoma de células escamosas. A exerese precoce e a avaliação histopatológica foram essenciais para se alcançar o diagnóstico, prognóstico e terapêutica no animal.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2019!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VII Encontro de Iniciação à Pesquisa, VII Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e IX Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da Conexão Unifametro 2019 foi “Diversidades tecnológicas e seus impactos sustentáveis”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, reforçando a demanda da sustentabilidade como eixo norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação com uso da tecnologia e seus impactos sustentáveis.
Boa leitura!
Drª. Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2019
As normas para submissão e apresentação de trabalhos foram dispostas neste edital.
Comissão Organizadora
Renata Eugênia de Almeida Duarte (coordenação)
Ailton Pereira da Silva
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
André Macedo de Oliveira
José Jerisvaldo Uchoa Pinto Filho
Maria Nataline da Silva Rocha
Rafael Santana da Silva Azevedo
Rita Maria Lima Rebouças
Sérgio Murilo Costa Ribeiro
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques (Coordenação)
Representações docentes
Ana Carolina de Oliveira e Silva
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Moisés Maia Neto
Patrícia da Silva Taddeo
Pedro Diniz Rebouças
Solange Sousa Pinheiro
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.