Introdução: O Agente Comunitário de Saúde (ACS) é um importante componente da equipe de saúde na Atenção Primária. O mesmo torna-se um interlocutor, fazendo com que as necessidades da população adscrita cheguem até a unidade de saúde. O mesmo deve estar presente no dia-a-dia da população, de forma direta e participativa fazendo uma conexão da população com a equipe e a unidade de saúde. O ACS é também um promotor de saúde e desenvolve atividades de educação em saúde. As tarefas executada por tais profissionais é liderada e supervisionada pelo Enfermeiro responsável pela equipe de saúde, no qual dentre os deveres tem como responsabilidade a educação continuada. Com isso, o enfermeiro deve estar atento para a formação profissional dos agentes, tendo em vista a melhoria da assistência, bem como o fortalecimento do elo com a comunidade. (MACHADO et al., 2015). Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem na condução de um minicurso para Agentes Comunitário de Saúde sobre sinais de alerta no recém-nascido. Método: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, ocorrido durante o Estágio Supervisionado I, no 9º período do curso de graduação em Enfermagem, nos meses de agosto à dezembro de 2018. O mini Curso foi ministrado numa Unidade de Atenção Básica a Saúde do Município de Maranguape-Ce, com carga horária total de oito horas. A atividade foi desenvolvida com as duas equipes da unidade, em que cada equipe contava com 6 ACS, totalizando no curso 12 profissionais. Resultados e Discussões. Os conteúdos abordados foram selecionados a partir das demandas trazidas pelas enfermeiros e os mesmos foram ministrados pela acadêmicas e também pelas enfermeiras da unidade. No conteúdo, foram abordadas temáticas sobre os sinais de alerta do Recém Nascido (RN), dentre eles: diarreia e vômitos persistentes, dificuldade de respirar, abaulamento de fontanelas, infecção de coto umbilical, coloração anormal da pele, temperatura do RN, ausência de urina, mudança de comportamento. Ao final, foi realizada uma atividade avaliativa, na qual os ACS, através de um caso clínico, tinham que identificar o sinal de alarme orientar a mãe e/ou cuidador como deviam proceder. Durante a condução do curso, percebeu-se o quanto é relevante a capacitação desses profissionais, trazendo temáticas pertinentes, que possibilitem a oferta de um cuidado qualificado. Vale salientar, que a educação continuada, as atividades de educação em saúde, bem como, a capacitação de tais profissionais é algo intrínseco do trabalho do enfermeiro, permitindo que o mesmo, torne-se um agente transformador da realidade na qual ele está inserido. Considerações finais: Constatou-se que essa vivência proporcionou aos acadêmicos uma visão do quanto a construção do saber-fazer é importante para esses profissionais, visto que; os mesmos fazem parte de uma equipe multidisciplinar que atuam na transformação da realidade social da comunidade. Tal atividade, contribuiu também, para o aprimoramento do ensinar-aprender enriquecendo a formação acadêmica. Por fim, reafirma-se a importância na capacitação desses profissionais; pois, profissionais preparados melhoram os indicadores de saúde e contribuem na consolidação e na prestação de um cuidado contínuo e de qualidade.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2019!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VII Encontro de Iniciação à Pesquisa, VII Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e IX Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da Conexão Unifametro 2019 foi “Diversidades tecnológicas e seus impactos sustentáveis”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, reforçando a demanda da sustentabilidade como eixo norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação com uso da tecnologia e seus impactos sustentáveis.
Boa leitura!
Drª. Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2019
As normas para submissão e apresentação de trabalhos foram dispostas neste edital.
Comissão Organizadora
Renata Eugênia de Almeida Duarte (coordenação)
Ailton Pereira da Silva
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
André Macedo de Oliveira
José Jerisvaldo Uchoa Pinto Filho
Maria Nataline da Silva Rocha
Rafael Santana da Silva Azevedo
Rita Maria Lima Rebouças
Sérgio Murilo Costa Ribeiro
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques (Coordenação)
Representações docentes
Ana Carolina de Oliveira e Silva
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Moisés Maia Neto
Patrícia da Silva Taddeo
Pedro Diniz Rebouças
Solange Sousa Pinheiro
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.