Introdução: A alimentação infantil é uma etapa muito importante para o desenvolvimento e crescimento da criança. O leite materno é a primeira e principal fonte de nutrição dos recém-nascidos e, geralmente, até o sexto mês de vida, não há necessidade de nenhum outro alimento, nem mesmo água, já que o leite da mãe supre também as necessidades de hidratação do bebê. No sexto mês de vida, conforme recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), a introdução alimentar deve ser iniciada, que é o processo pelo qual a criança passa a se alimentar de alimentos variados e não somente do leite materno, e a descoberta de sabores que irão desenvolver o paladar e, portanto, também é uma das etapas mais importantes do desenvolvimento da criança. Em virtude disso, é importante que a alimentação infantil seja saudável e balanceada. Em contrapartida, más escolhas podem refletir negativamente na vida adulta, a exemplo doenças como a obesidade e a anorexia. Ademais, fatores genéticos e hereditários influenciam nesses hábitos. A Organização Mundial da Saúde aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. A projeção é de que em 2025 o número de crianças em sobrepeso e obesidade poderia chegar a 75 milhões caso nada seja feito. Sendo assim, é importante a responsabilidade dos pais acerca de promover a boa alimentação dos filhos e também a participação integral dos profissionais de saúde no desenvolvimento da criança. A equipe de enfermagem, por sua vez, tem bastante influência como educadores em saúde, a fim de orientar, repassar informações e acompanhar os pais e familiares sobre como conseguir colocar em prática os hábitos alimentares saudáveis. Para isso, faz-se necessário o desenvolvimento de tecnologias educativas que facilitem o processo ensino-aprendizagem sobre boas práticas alimentares, a exemplo, a literatura de cordel, que é um gênero literário tradicional da cultura brasileira, especialmente do interior do Nordeste, escrito frequentemente na forma rimada. Objetivo: Descrever o processo de produção de um cordel sobre a alimentação saudável na infância pelos alunos de enfermagem. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, em relação a produção de uma tecnologia educativa. Realizaram-se pesquisas na base de dados SCIELO, utilizando os descritores Nutrição da Criança, Enfermagem e Tecnologia, onde foram consultados artigos sobre a alimentação saudável infantil e os impactos que a má alimentação pode ocasionar na vida adulta. Além disso, utilizaram-se sites e publicações governamentais, a exemplo, o site do Ministério da Saúde, onde obteve-se informações sobre os dez passos para a boas práticas alimentares. Usaram-se, também, sites para a colaboração na formação de rimas e estrutura adequada dos cordéis. O público focado na elaboração da literatura de cordel foram os lactentes, pré-escolar e escolar e, também, os pais dessas crianças. Resultados: Seguiu o método de sextilha, que consiste em estrofes de seis versos e obteve-se uma literatura de cordel composta por 11 estrofes. Foram abordados tópicos como a introdução de frutas, verduras e legumes na alimentação da criança, a importância de comer devagar, dar preferências aos alimentos integrais, combinações saudáveis de comidas, importância da água e da atividade física e a diversidade de alimentos ricos em vitaminas e minerais que a natureza nos oferece. Para a realização da capa, foi associado a ilustração de xilogravura, elemento característico da literatura em questão, nela, desenhou-se uma criança caminhando por um trajeto com inúmeras frutas, verduras e legumes, representando os dez passos para uma alimentação saudável. Além disso, para a impressão dos folhetos, pensou-se em utilizar papel reciclável, contribuindo na sustentabilidade ambiental. Conclusão: O incentivo para a produção de inovações educativas é muito importante no meio acadêmico, visto que possibilita nos alunos a ideia de continuar promovendo projetos de promoção da saúde na vida profissional. Por consequência, a elaboração dessa tecnologia trouxe aos acadêmicos a descoberta de novas habilidades e competências, como a criatividade e o senso crítico sobre a temática abordada no estudo. Outrossim, acredita-se que o cordel poderá ajudar como um objeto facilitador nas práticas educativas dos estudantes de enfermagem, pois, por meio dele, os pais e cuidadores das crianças poderão entender o valor de uma alimentação rica em nutrientes, a relevância de atividades físicas e a ingestão da quantidade adequada de água, porém, limitou-se a avaliação da usabilidade do mesmo. Referências: ORTELAN, Naiá; AUGUSTO, Rosângela Aparecida; SOUZA, José Maria Pacheco de. Fatores associados à evolução do peso de crianças em programa de suplementação alimentar. Rev. bras. epidemiol., SãoPaulo, v22, e190002, 2019. Disponívelem<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415790X2019000100401&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 19 set. 2019.
MELO, Karen Muniz et al. Influência do comportamento dos pais durante a refeição e sobrepeso na infância. Esc. Anna Nery , Rio de Janeiro, v. 21, n. 4, e20170102, 2017. Disponíverlem<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452017000400226&lng=en&nrm=iso>. Acessos em 19 Sept. 2019.
Descritores: Nutrição da criança; Enfermagem; Tecnologia.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2019!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VII Encontro de Iniciação à Pesquisa, VII Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e IX Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da Conexão Unifametro 2019 foi “Diversidades tecnológicas e seus impactos sustentáveis”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, reforçando a demanda da sustentabilidade como eixo norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação com uso da tecnologia e seus impactos sustentáveis.
Boa leitura!
Drª. Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2019
As normas para submissão e apresentação de trabalhos foram dispostas neste edital.
Comissão Organizadora
Renata Eugênia de Almeida Duarte (coordenação)
Ailton Pereira da Silva
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
André Macedo de Oliveira
José Jerisvaldo Uchoa Pinto Filho
Maria Nataline da Silva Rocha
Rafael Santana da Silva Azevedo
Rita Maria Lima Rebouças
Sérgio Murilo Costa Ribeiro
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques (Coordenação)
Representações docentes
Ana Carolina de Oliveira e Silva
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Moisés Maia Neto
Patrícia da Silva Taddeo
Pedro Diniz Rebouças
Solange Sousa Pinheiro
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.