Introdução: A Educação em Saúde busca não somente replicar informações, mas também causar impacto na realidade das pessoas que a vivenciam modificando seus hábitos no cotidiano. Pensando em trazer algo de diferente para o nosso aprendizado relataremos neste trabalho um pouco sobre sustentabilidade social e ambiental através do descarte correto de perfurocrtantes em hospitais. Comumente denominamos lixo hospitalar os Resíduos Sólidos Hospitalares ou RRS (Resíduos de Serviços de Saúde), estes se tornam um contratempo dentro da saúde pública, pela conduta inadequada dos profissionais. Estes por falta de técnicas e procedimentos adequados no manejo dos diferentes tipos de resíduos, como material biológico contaminado, objetos perfurocortantes, peças anatômicas, substâncias tóxicas, inflamáveis e radiativas acabam mostrando um risco maior a saúde e ao meio ambiente. Dentre os RRS estão os perfurocortantes que são considerados uma das principais fontes de risco. Estes resíduos sempre foram algo que precisariam de uma atenção maior por demonstrar motivos preocupantes para as autoridades do meio ambiente e da saúde. São estes os objetos e instrumentos contendo cantos, bordas, pontos ou protuberâncias rígidas e agudas, capazes de cortar ou perfurar. Devido as suas funções e atividades do cotidiano, os profissionais de saúde, ficam mais expostos por estarem frequentemente em contato com estes materiais, apresentando este risco de contato direto e indireto com sangue dos pacientes ou fluidos corpóreos dos mesmos, sobretudo por material perfurocortante ou por picada de agulhas. Constitui-se um grave problema aos profissionais de saúde, pois provoca ferimentos na pele facilitando a penetração de agentes infecciosos no organismo, causando assim danos aos que manipulam estes materiais. Objetivos: Disponibilizar material educativo para a área da saúde, com o intuito de orientação sobre descarte correto de materiais perfurcortantes dentro das unidades hospitalares promovendo a sensibilização dos profissionais e motivando os mesmos a trabalharem no intuito de prevenir acidentes e ressaltando a importância do impacto ambiental deste caso não sejam descartados adequadamente, para a minimização dos riscos que eles causam. Métodos: O material educativo foi produzido a partir da seleção de pesquisas em bases de dados acadêmicos, de artigos científicos dispostos nas plataformas SCIELO, LILACS, no GOOGLE ACADÊMICO e de acordo com as orientações da ANVISA, a partir da RDC 306 de sete de Dezembro de 2004 na qual os resíduos do grupo E, como também são conhecidos os materiais perfurocortantes devem ser acondicionados e desprezados após o seu uso. São exemplos de perfurcortantes: lâminas de barbear, agulhas, escalpes, ampolas de vidro, brocas, limas endodônticas, pontas diamantadas, lâminas de bisturi, lancetas; tubos capilares; micropipetas; lâminas e lamínulas; espátulas; e todos os utensílios de vidro quebrados no laboratório (pipetas, tubos de coleta sanguínea e placas de Petri) e outros similares provenientes de serviços de saúde. Também estão entre estes bolsas de coleta incompleta (bolsas transfusionais), descartadas no local da coleta, quando acompanhadas de agulha. Estes estão claramente dispostos em um folder com ilustrações informativas e lúdicas, com linguagem didática e explicativa, oferecendo informações de como devem ser descartados os materiais perfurcortantes. O folder também tem avisos de como estes resíduos devem ser separados, que seriam no local de sua geração, imediatamente após o uso ou necessidade de descarte, em recipientes rígidos, resistentes à punctura, ruptura e vazamento, com tampa e devidamente identificados, acrescido da inscrição “Perfurocortante” e os riscos adicionais quando houver, como químico ou radiológico, além de explicar que os profissionais têm que estarem paramentados com os EPI’s apropropriados. Além de ser ressaltada a importância de que esses recipientes não podem ser reaproveitados após seu esvaziamento. Outro fator importante destes recipientes é o seu volume de preenchimento, que por medidas de segurança, deve ser de somente 2/3 da sua capacidade total. Este material educativo ficará exposto em áreas hospitalares na qual o profissional sempre poderá estar visualizando e validando as técnicas que precisam ser praticadas rotineiramente, no intuito de prevenir e esclarecer dúvidas que por ventura venham a aparecer. Resultados: O instrumento educativo foi feito no intuito de permanecer o quanto possível fosse nos locais que houvesse a utilização destes resíduos perfurocortantes, no caso áreas espalhadas por todo hospital que necessitassem destas informações. Contendo ilustrações e linguagem ilustrativa e explicativa dos perfurocortantes e de como seria a técnica de descarte correto dos mesmos. Estes teriam uma breve orientação por parte dos educadores em saúde que estivessem aptos para este pequeno treinamento, na intenção do envolvimento com os profissionais tirando dúvidas, fazendo realmente um esclarecimento do quão é importante à prática correta para a saúde dos mesmos e para o meio ambiente. O material por estar exposto também em vários setores que trabalham com o descarte de perfurocortantes no hospital despertará no profissional o interesse e o habito certo, sendo visualizado e validado com suas técnicas de descarte. Com o intuito de promover uma maior sensibilização aos envolvidos e prevenindo acidentes com riscos direto ou indireto, evitando danos aos mesmo. Conclusão: Considera-se o uso de folders para educação em saúde uma estratégia muito eficiente, pois o mesmo proporciona para as pessoas um conteúdo rico em informações na qual fica exposto e disposto para os que necessitam destas, por tempo indeterminado. Outro ponto avaliativo seria ter um maior envolvimento dos profissionais, demonstrando a real importância de quanto podemos propiciar várias maneiras de prevenção de riscos danosos para os colaboradores daquele local e para o meio ambiente. A partir deste instrumento pretende-se desenvolver habilidades e competências para realização de ações de educação em saúde, diferenciadas de acordo com as necessidades do público-alvo, sensibilizando-os também para uma sustentabilidade social e ambiental.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2019!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VII Encontro de Iniciação à Pesquisa, VII Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e IX Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da Conexão Unifametro 2019 foi “Diversidades tecnológicas e seus impactos sustentáveis”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, reforçando a demanda da sustentabilidade como eixo norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação com uso da tecnologia e seus impactos sustentáveis.
Boa leitura!
Drª. Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2019
As normas para submissão e apresentação de trabalhos foram dispostas neste edital.
Comissão Organizadora
Renata Eugênia de Almeida Duarte (coordenação)
Ailton Pereira da Silva
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
André Macedo de Oliveira
José Jerisvaldo Uchoa Pinto Filho
Maria Nataline da Silva Rocha
Rafael Santana da Silva Azevedo
Rita Maria Lima Rebouças
Sérgio Murilo Costa Ribeiro
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques (Coordenação)
Representações docentes
Ana Carolina de Oliveira e Silva
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Moisés Maia Neto
Patrícia da Silva Taddeo
Pedro Diniz Rebouças
Solange Sousa Pinheiro
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.