Florais de Bach no Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade-TDAH
Introdução: O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, caracterizado pela desatenção e/ou falta de concentração, agitação (hiperatividade) e impulsividade. Estas características podem levar o portador a ter dificuldades emocionais e de relacionamento, consequentemente baixos níveis de autoestima, além do mau desempenho escolar. Os florais de Bach são uma forma de tratamento que utiliza a energia das flores silvestres para combater as emoções negativas que provocam doenças. Objetivos: Verificar na literatura à ação dos florais de Bach no TDAH, como uma alternativa de tratamento para os sintomas, ajudando na melhoria de quem sofre com estre transtorno e a construção de uma cartilha educativa para informar e conscientizar o público em geral. Métodos: É um tipo de pesquisa descritiva realizada através de artigos e livros para a revisão bibliográfica acerca dos florais e a construção do material didático seguiu-se as etapas de seleção e elaboração da cartilha. Resultados: Diante os 38 florais disponíveis optou-se por utilizar cincos florais, Clematis: que ajuda a pessoa a realizar seus trabalhos e ter estabilidade social e financeira, ajuda também a falta de interesse pela vida e resgata a capacidade de atenção dos mais desatentos. Chestnunt Bud: para o aprendizado. Vervain: para pessoas com hiperatividade, ansiosas e que são excessivamente entusiasmadas. Impatiens: para aqueles que desejam que tudo seja feito sem hesitação ou demora, e não tem paciência. E por último, Larch: na falta de autoconfiança. Suponha-se a eficácia nos sintomas do TDAH não substituindo o acompanhamento médico e das medicações, mas como uma alternativa de potencializar o tratamento no controle dos sintomas que afetam crianças, adolescentes e adultos. Conclusão: Foi verificado a ação positiva dos florais de Bach no TDAH levando melhorias para os pacientes que se submeteram a tomar os florais indicados, ocasionando resultados significativos em seu comportamento e contribuindo para a saúde mental e física. Sendo assim o paciente passa a ter mais disposição, confiança em si mesmo e concentrando-se com mais facilidade em suas tarefas cotidianas, por isso deve-se dar continuidade com o uso dos florais de Bach, sempre procurando o profissional para a recomendação do melhor floral. Bem como a construção da cartilha foi importante para o conhecimento do público a respeito dos florais de Bach e o TDAH.
Referências: FERREIRA.C, TDAH na infância: Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade, Orientações e técnicas facilitadoras, Belo Horizonte: Uni Duni Editora, 2008.
JESUS.E.C, Florais de Bach: uma medicina natural na prática, Revista Enfermagem UNISA, 2005.
PEREIRA.S.H; ARAÚJO.C.Q.P.A; MATTOS.P, Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): aspectos relacionados à comorbidade com distúrbios da atividade motora, scielo.br, 2005.
Descritores: Florais ; TDAH ; Auto estima .
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2019!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VII Encontro de Iniciação à Pesquisa, VII Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e IX Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da Conexão Unifametro 2019 foi “Diversidades tecnológicas e seus impactos sustentáveis”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, reforçando a demanda da sustentabilidade como eixo norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação com uso da tecnologia e seus impactos sustentáveis.
Boa leitura!
Drª. Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2019
As normas para submissão e apresentação de trabalhos foram dispostas neste edital.
Comissão Organizadora
Renata Eugênia de Almeida Duarte (coordenação)
Ailton Pereira da Silva
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
André Macedo de Oliveira
José Jerisvaldo Uchoa Pinto Filho
Maria Nataline da Silva Rocha
Rafael Santana da Silva Azevedo
Rita Maria Lima Rebouças
Sérgio Murilo Costa Ribeiro
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques (Coordenação)
Representações docentes
Ana Carolina de Oliveira e Silva
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Moisés Maia Neto
Patrícia da Silva Taddeo
Pedro Diniz Rebouças
Solange Sousa Pinheiro
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.