Introdução: Com o passar dos anos, o processo de ensino-aprendizagem tem se modificado. O modelo tradicional de ensino, que se baseia na transferência de informação do educador para o educando de forma unidirecional, está sendo substituído por um modelo de ensino horizontalizado, no qual há um troca de conhecimento. O aluno torna-se cada vez mais protagonista nesse processo, com isso, há uma necessidade de colocar em prática o uso do conhecimento atuando contextualmente, fazendo assim, a construção singular do saber-fazer. Ressalta-se aqui a importância das aulas práticas como ferramenta primordial nesse processo. Na aula prática o aluno tem a possibilidade de desenvolver habilidades experimentais ligadas ao processo científico, possibilitando também um ampliação da sua visão quanto sua atuação no campo prático da fisioterapia aquática. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicas nas aulas práticas de fisioterapia aquática funcional de uma instituição de ensino superior em Fortaleza-Ce. Método: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência. As aulas práticas da disciplina acontecem na piscina do campus da instituição, totalizando uma média de 6 horas de aulas práticas semanal. Há uma relação teórico-prática. Nas aulas os alunos são divididos em duplas onde colocam em prática o que foi repassado na sala de aula como: as técnicas de cinesioterapia, como posicionar o paciente na piscina, o trabalho de força e mobilidade. Essas aulas fazem parte da preparação para posterior atendimento ao público externo. Resultados: As aulas práticas permitem ao aluno a vivência de uma experiência única, que possibilita a construção do saber, colocando em prática o que foi visto em sala de aula. Ressalta-se aqui, a experiência da criação do vínculo pessoa-pessoa, pois o humano é o nosso objeto principal de cuidado. Percebeu-se uma melhor compreensão, e maior interação por parte dos alunos, desde a adaptação na piscina, até a execução das técnicas ensinadas em sala de aula, que vão desde, alongamento, ganho de amplitude de movimento, fortalecimento muscular, equilíbrio. Tais técnicas serão aplicadas no atendimento ao público. Considerações finais: Percebe-se que as aulas práticas são determinantes na formação acadêmica. Permitindo ao aluno relacionar teoria e prática, exercitar o pensamento crítico, tornando-se um profissional mais preparado e ofertando ao paciente um cuidado integral e de qualidade.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2019!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VII Encontro de Iniciação à Pesquisa, VII Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e IX Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da Conexão Unifametro 2019 foi “Diversidades tecnológicas e seus impactos sustentáveis”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, reforçando a demanda da sustentabilidade como eixo norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação com uso da tecnologia e seus impactos sustentáveis.
Boa leitura!
Drª. Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2019
As normas para submissão e apresentação de trabalhos foram dispostas neste edital.
Comissão Organizadora
Renata Eugênia de Almeida Duarte (coordenação)
Ailton Pereira da Silva
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
André Macedo de Oliveira
José Jerisvaldo Uchoa Pinto Filho
Maria Nataline da Silva Rocha
Rafael Santana da Silva Azevedo
Rita Maria Lima Rebouças
Sérgio Murilo Costa Ribeiro
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques (Coordenação)
Representações docentes
Ana Carolina de Oliveira e Silva
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Moisés Maia Neto
Patrícia da Silva Taddeo
Pedro Diniz Rebouças
Solange Sousa Pinheiro
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.