A expectativa de vida do brasileiro subiu para mais de 75 anos, a nutrição adequada para esse público é indispensável para um envelhecimento saudável. Alterações fisiológicas do envelhecimento, condições socioeconômicas e outros fatores podem alterar o estado nutricional da pessoa idosa, sendo mais comum o aumento da gordura corporal e diminuição da massa e potência muscular. O estudo busca atualização sobre as principais medidas antropométricas e ferramentas de triagem para avaliação nutricional do paciente idoso, a fim de ter maior confiabilidade no diagnóstico nutricional do público geriátrico. Trata-se de uma revisão bibliográfica realizada em outubro de 2019, analisando artigos publicados entre abril de 2016 e abril de 2019 na BRASPEN Journal. Foram incluídos artigos publicados em qualquer idioma, dentro do período específico, pesquisas que abordavam sobre avaliação nutricional e idosos. Foram excluídos trabalhos publicados antes de abril de 2016, artigos de revisão e ensaios com baixa ou nenhuma compatibilidade com o tema. Conceder um diagnóstico nutricional correto é de grande importância para o profissional nutricionista, uma vez que diferentes diagnósticos requerem condutas distintas. Para maior confiabilidade do diagnóstico diversos parâmetros devem ser utilizados, os mais validados recentemente são: IMC, CP, CB, DCT, CMB, FPP, EMAP e MAN®. Para maior precisão no diagnóstico nutricional de idosos todos esses parâmetros podem ser utilizados, assim como exames bioquímicos, análises de consumo alimentar e exame físico.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2019!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VII Encontro de Iniciação à Pesquisa, VII Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e IX Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da Conexão Unifametro 2019 foi “Diversidades tecnológicas e seus impactos sustentáveis”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, reforçando a demanda da sustentabilidade como eixo norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação com uso da tecnologia e seus impactos sustentáveis.
Boa leitura!
Drª. Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2019
As normas para submissão e apresentação de trabalhos foram dispostas neste edital.
Comissão Organizadora
Renata Eugênia de Almeida Duarte (coordenação)
Ailton Pereira da Silva
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
André Macedo de Oliveira
José Jerisvaldo Uchoa Pinto Filho
Maria Nataline da Silva Rocha
Rafael Santana da Silva Azevedo
Rita Maria Lima Rebouças
Sérgio Murilo Costa Ribeiro
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques (Coordenação)
Representações docentes
Ana Carolina de Oliveira e Silva
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Moisés Maia Neto
Patrícia da Silva Taddeo
Pedro Diniz Rebouças
Solange Sousa Pinheiro
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.