Introdução: O Traumatismo Raquimedular é caracterizado por uma condição em que ocorre uma lesão com interrupção temporária ou permanente da função regular da medula espinhal. Sua etiologia advém de uma lesão traumática ou não podendo causar danos sensitivos, motores e autonômicos. Além disso, o seu comprometimento baseia-se no nível, local e gravidade da lesão. Para a reabilitação e recuperação funcional de pessoas com lesão medular é preciso ter a prática de treinamentos ativos e variados, intensas repetições de movimentos e atividades motivacionais. Afim de proporcionar estas condições têm sido utilizadas como ferramentas de tratamento o uso da tecnologia e da realidade virtual. Desta forma, faz-se necessário conhecer a utilidade da tecnologia e realidade virtual em indivíduos com lesão medular. Objetivos: Conhecer a utilidade da tecnologia e realidade virtual em indivíduos com lesão medular. Métodos: Trata-se de uma revisão sistemática utilizando as bases de dados BIREME, LILACS e o portal PubMed, utilizando os descritores: lesão medular, tecnologia e realidade virtual. Foram incluídos artigos publicados nos últimos cinco anos que apresentavam relação com o tema, e foram excluídos os estudos de revisão de literatura, teses e dissertações. Resultados: Foram encontrados 43 artigos e, após a leitura dos títulos e resumos, permaneceram apenas 08. Os artigos analisados evidenciaram importantes utilidades da tecnologia e realidade virtual como ferramenta de tratamento para pessoas com lesões medulares visto que podem ser utilizados de acordo com os diferentes tipos de comprometimentos apresentado pelos indivíduos. Quatro dos artigos, apontam a utilização do videogame XBOX 360®, Nintendo Wii Fit® e do Sistema de Reabilitação da Realidade Virtual com úteis funções para este público, o que possibilita a realização de movimentos livres trabalhando o equilíbrio e proporcionando melhores habilidades cognitivas e motoras. Outros estudos validam que, com o avanço da tecnologia, foi possível a utilização de aparelhos robóticos e de uma esteira com captura de movimento em tempo real da marcha resultando no progresso durante a execução da marcha, maior aptidão cardiorrespiratória, melhor equilíbrio postural e maior segurança durante as realizações dos movimentos. Conclusão: A Tecnologia e a Realidade Virtual demonstram-se ferramentas importantes para o tratamento de pessoas com lesões medulares, sendo úteis durante todo o tratamento e apresentaram ser benéficos para a qualidade de vida dos usuários por proporcionarem além dos amplos movimentos corporais, mas também os estimular com informações visuais, auditivos, sensoriais e proprioceptivos.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2019!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VII Encontro de Iniciação à Pesquisa, VII Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e IX Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da Conexão Unifametro 2019 foi “Diversidades tecnológicas e seus impactos sustentáveis”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, reforçando a demanda da sustentabilidade como eixo norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação com uso da tecnologia e seus impactos sustentáveis.
Boa leitura!
Drª. Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2019
As normas para submissão e apresentação de trabalhos foram dispostas neste edital.
Comissão Organizadora
Renata Eugênia de Almeida Duarte (coordenação)
Ailton Pereira da Silva
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
André Macedo de Oliveira
José Jerisvaldo Uchoa Pinto Filho
Maria Nataline da Silva Rocha
Rafael Santana da Silva Azevedo
Rita Maria Lima Rebouças
Sérgio Murilo Costa Ribeiro
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques (Coordenação)
Representações docentes
Ana Carolina de Oliveira e Silva
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Moisés Maia Neto
Patrícia da Silva Taddeo
Pedro Diniz Rebouças
Solange Sousa Pinheiro
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.