A anemia é considerada um problema de saúde pública que vem crescendo e acometendo diversos públicos, mas o infantil em idade pré-escolar são os mais vulneráveis. A população indígena é considerada um público com alto índice de anemia quando comparada aos outros indivíduos, que acarreta uma maior mortalidade e morbidade infantil e carências nutricionais. Objetivo: revisar sobre a prevalência de anemia ferropriva em crianças nas comunidades indígenas. Metodologia: foram utilizadas plataformas de dados Scielo, PubMed e Lilacs, em artigos escritos em português, inglês e espanhol, com a combinação dos descritores na língua inglesa “Health of Indigenous Peoples”, ”Indigenous Population”, “Anemia”, “Deficiency Diseases”, na língua portuguesa “Saúde de Populações Indígenas”, “População Indígena”, “Anemia”, “Deficiências Nutricionais” e na língua espanhola “Salud de Plobaciones Indígenas”, “Población Indígena”, “Anemia”, “Enfermedades Carenciales”. Foram selecionados 7 artigos do ano 2000 a 2019, incluindo estudos com crianças de zero a 10 anos. Resultados: Existe uma prevalência na maioria dos estudos de 50% das crianças indígenas analisadas estavam com anemia, sendo o público mais atingido as menores de 24 meses e as que vivem em condições precária de saúde e de atenção básica. Conclusão: Medidas preventivas e políticas de saúde pública devem serem criadas para esse público mais vulnerável, para diminuir a incidência de casos de anemia ferropriva.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2019!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VII Encontro de Iniciação à Pesquisa, VII Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e IX Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da Conexão Unifametro 2019 foi “Diversidades tecnológicas e seus impactos sustentáveis”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, reforçando a demanda da sustentabilidade como eixo norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação com uso da tecnologia e seus impactos sustentáveis.
Boa leitura!
Drª. Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2019
As normas para submissão e apresentação de trabalhos foram dispostas neste edital.
Comissão Organizadora
Renata Eugênia de Almeida Duarte (coordenação)
Ailton Pereira da Silva
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
André Macedo de Oliveira
José Jerisvaldo Uchoa Pinto Filho
Maria Nataline da Silva Rocha
Rafael Santana da Silva Azevedo
Rita Maria Lima Rebouças
Sérgio Murilo Costa Ribeiro
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques (Coordenação)
Representações docentes
Ana Carolina de Oliveira e Silva
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Moisés Maia Neto
Patrícia da Silva Taddeo
Pedro Diniz Rebouças
Solange Sousa Pinheiro
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.