A INFLUÊNCIA DO ÍNDICE GLICÊMICO NO TRATAMENTO DE ACNE VULGAR
Introdução: A acne é uma doença inflamatória cutânea, onde seu grau é classificado conforme a severidade do quadro clínico, indo de grau I ou IV (COMIN; SANTOS, 2011). Ela está presente entre 35% a 90% dos adolescentes com prevalência majoritariamente no sexo masculino, graças à influência dos hormônios andrógenos (COSTA; MOISÉS, 2010). Sua etiologia é multifatorial, sendo ela genética ou ambiental. De acordo com os últimos estudos, a alimentação mostrou-se influenciar na melhor e/ou prevenção da acne, onde sua influência pode ser dada pela carga e índice glicêmico da dieta (ROSCHEL et al, 2018). Objetivos: Elucidar como a carga e índice glicêmicos dos alimentos podem interferir no tratamento e prevenção da acne vulgar. Métodos: Foram usados artigos científicos de revisão literária e ensaios clínicos, encontrados nas bases de dados SciELo, Google Acadêmico, e PubMed, no idioma português, publicados entre 2011 a 2019. Resultados: O fator primordial que contribui para a manifestação da acne é o aumento da produção sebácea induzida pelos hormônios andrógenos (ALCÂNTARA et al, 2018). De acordo com Roschel et al. (2018), a dieta ocidental rica em açúcares refinados, como bolo, biscoito e chocolate, com um alto índice e carga glicêmica, provocam uma hiperinsulinemia e aumento da concentração do fator de crescimento semelhante a insulina-1 (IGF-1), responsáveis por estimular o crescimento das células do organismo e consequentemente a síntese de sebo (COMIN; SANTOS, 2011). Além da hiperplasia sebácea, ocorre a obstrução do ducto polissebáceo, e, bactérias anaeróbias (Propionibacterium acner) provocam inflamação, iniciando uma resposta imunológica no organismo (ALCÂNTARA et al, 2018). Algumas dietas exercem efeito na redução e prevenção da acne. A dieta mediterrânea é composta predominantemente por alimentos com baixo índice glicêmico, como peixe, frutas, legumes e vegetais, demostrando benefícios para indivíduo que possui a acne vulgar. A explicação se dá pela redução do pico glicêmico e liberação de insulina (OLIVEIRA, 2018). Conclusão: A carga e índice glicêmico das dietas podem interferir no tratamento e ou prevenção da acne vulgar, estimulando a secreção de insulina e IGF-1, atuando sobre a síntese sebácea.
Descritores: Nutrição; Acne; Alimentação; Índice glicêmico; Carga glicêmico.
Referências:
ALCÂNTARA, C.G; ROCHA, Y.M.A; OLIVEIRA, M. G; SANTOS, G. S; FARIAS, E; OLIVEIRA, G. S; VIEIRA, B. F; ALVES, M. R. A; ARAUJO, R. L. B; SILVA, M. R; REGIS, W. C. B. A vitamina A no processo inflamatório da acne: avaliação do uso da farinha de cenoura como alternativa na redução da inflamação. Percurso Acadêmico, Belo Horizonte, v. 8, n. 15, jan./jun. 2018
COMIN, A. F; SANTOS, Z. E. A. Relação entre carga glicêmica da dieta e acne. Scientia Medica (Porto Alegre) 2011; volume 21, número 1, p. 37-43
COSTA, A; LAGE; MOISÉS, T.A. Acne e dieta: verdade ou mito? An Bras Dermatol. 2010;85(3):346-53.
ROSCHEL, G. G; SILVA, A. H. W; KUTZ, N. A; MIOTTO, T; DA SILVA N. M; SALGUEIRO, M. M. H. A. O. Acne e consumo alimentar: análise de fatores associados em uma clínica particular. LifeStyle Journal, São Paulo, v. 5, n. 1, p. 11-24, 1º semestre de 2018. ISSN: 2237-3756.
OLIVEIRA, H. M. S. R. Impacto da dieta no doente com acne. Mestrado integrado em medicina. Faculdade de medicina da universidade de coimbrã, Janeiro de 2018.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2019!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VII Encontro de Iniciação à Pesquisa, VII Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e IX Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da Conexão Unifametro 2019 foi “Diversidades tecnológicas e seus impactos sustentáveis”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, reforçando a demanda da sustentabilidade como eixo norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação com uso da tecnologia e seus impactos sustentáveis.
Boa leitura!
Drª. Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2019
As normas para submissão e apresentação de trabalhos foram dispostas neste edital.
Comissão Organizadora
Renata Eugênia de Almeida Duarte (coordenação)
Ailton Pereira da Silva
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
André Macedo de Oliveira
José Jerisvaldo Uchoa Pinto Filho
Maria Nataline da Silva Rocha
Rafael Santana da Silva Azevedo
Rita Maria Lima Rebouças
Sérgio Murilo Costa Ribeiro
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques (Coordenação)
Representações docentes
Ana Carolina de Oliveira e Silva
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Moisés Maia Neto
Patrícia da Silva Taddeo
Pedro Diniz Rebouças
Solange Sousa Pinheiro
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.