Como unidade morfológica estrutural, cada bairro é definido por circunstâncias históricas e influenciadas por fatos sociais baseados na segregação de classes ou camadas socioeconômicas. Assim, a localização não é baseada apenas geograficamente, mas também por fatores econômicos em contínua renovação espacial. Desta forma, o presente estudo, fragmento de uma pesquisa maior sobre o bairro da Jacarecanga, objetiva examinar as transformações das edificações residenciais ao longo do tempo, como reflexo das dinâmicas de espacialização socioterritoriais nesta área da cidade, contígua ao centro. Considerada localização privilegiada das elites fortalezenses nas primeiras décadas do século XX, o bairro entrou em declínio a partir de 1950, ocupado por inúmeras instalações industriais e adensada por aglomerados subnormais e vilas operárias. A partir dos anos 2000, em função da instalação de novos equipamentos educacionais e institucionais, a atividade residencial voltou a ser explorada pelo setor imobiliário, com a construção de novos edifícios multifamiliares em altura. Para a compreensão dos processos de transformação intraurbana, o recorte temporal da pesquisa inicia ao final do século XIX, quando da expansão da cidade na direção oeste, até os dias atuais, abrangendo o limite territorial atual da Jacarecanga e trecho do bairro centro. A análise apoia-se na pesquisa bibliográfica em livros, teses, dissertações e artigos que versam sobre o tema das dinâmicas de expansão urbana, gentrificação, morfologia e tipologias habitacionais e sobre este bairro histórico de Fortaleza, além de consultas ao cadastro multifinalitário da SEFIN, cartografias e acervos fotográficos históricos. Espera-se que, através da compreensão dos processos metamórficos socioespaciais que se refletem na tipologia habitacional, seja possível a identificação de estratégias que permitam a fixação da função residencial, grande responsável pela promoção da vitalidade nos ambientes urbanos.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2019!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VII Encontro de Iniciação à Pesquisa, VII Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e IX Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da Conexão Unifametro 2019 foi “Diversidades tecnológicas e seus impactos sustentáveis”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, reforçando a demanda da sustentabilidade como eixo norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação com uso da tecnologia e seus impactos sustentáveis.
Boa leitura!
Drª. Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2019
As normas para submissão e apresentação de trabalhos foram dispostas neste edital.
Comissão Organizadora
Renata Eugênia de Almeida Duarte (coordenação)
Ailton Pereira da Silva
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
André Macedo de Oliveira
José Jerisvaldo Uchoa Pinto Filho
Maria Nataline da Silva Rocha
Rafael Santana da Silva Azevedo
Rita Maria Lima Rebouças
Sérgio Murilo Costa Ribeiro
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques (Coordenação)
Representações docentes
Ana Carolina de Oliveira e Silva
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Moisés Maia Neto
Patrícia da Silva Taddeo
Pedro Diniz Rebouças
Solange Sousa Pinheiro
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.