A hipertensão e diabetes representam um grande problema de saúde pública, visto que seus efeitos deletérios são bem relevantes para a vida dos indivíduos, saúde e previdência. O Programa Hiperdia do Governo Federal destina-se ao cadastramento e acompanhamento dos portadores de hipertensão arterial e/ou diabetes e atendidos na rede ambulatorial do Sistema Único de Saúde (SUS). O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência dos autores na construção de uma cartilha interativa educativa, cuja qual instituiu-se como projeto de intervenção para a disciplina de Internato I de uma instituição de ensino superior de Fortaleza, Ceará durante o mês de junho de 2019. Trata-se de estudo descritivo, do tipo relato de experiência que se baseia na pesquisa de Egry (1996) que desenvolveu a Teoria de Intervenção Práxica da Enfermagem em Saúde Coletiva (TIPESC). O relato foi construído durante o período de prática da disciplina de Internato I, onde são desenvolvidas várias atividades que oportunizam o aprofundamento e engajamento dos internos com a população adstrita nas unidades que estão inseridos. A experiência revelou-se importante aliada para o desenvolvimento e amadurecimento profissional dos pesquisadores envolvidos. Entre as habilidades desenvolvidas durante este período, destaca-se a capacidade de planejar e implementar estratégias para a prevenção e promoção da saúde e a capacidade de resiliência diante das adversidades. Apesar de não ser possível fazer diagnóstico à longo prazo do tempo de utilização do instrumento, estima-se que a cartilha tenha se revelado útil no que tange à opinião do público-alvo.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2019!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VII Encontro de Iniciação à Pesquisa, VII Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e IX Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da Conexão Unifametro 2019 foi “Diversidades tecnológicas e seus impactos sustentáveis”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, reforçando a demanda da sustentabilidade como eixo norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação com uso da tecnologia e seus impactos sustentáveis.
Boa leitura!
Drª. Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2019
As normas para submissão e apresentação de trabalhos foram dispostas neste edital.
Comissão Organizadora
Renata Eugênia de Almeida Duarte (coordenação)
Ailton Pereira da Silva
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
André Macedo de Oliveira
José Jerisvaldo Uchoa Pinto Filho
Maria Nataline da Silva Rocha
Rafael Santana da Silva Azevedo
Rita Maria Lima Rebouças
Sérgio Murilo Costa Ribeiro
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques (Coordenação)
Representações docentes
Ana Carolina de Oliveira e Silva
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Moisés Maia Neto
Patrícia da Silva Taddeo
Pedro Diniz Rebouças
Solange Sousa Pinheiro
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.